Você vive o casamento dos seus sonhos?
Quando aplico a ferramenta Roda da Vida, em que o coachee analisa cada uma das áreas da sua vida e dá uma nota de 0 a 10, noto que uma das áreas com dificuldades é a vida conjugal. O companheiro reclama do seu cônjuge e vice-versa.
Muitas vezes, o coachee vem para resolver uma questão profissional. Acontece que no decorrer da jornada a pessoa nota que há um desequilíbrio entre vida pessoal e vida profissional. Passa mais de 12 horas na empresa e resta pouco tempo para a vida em família.
Por que os casais se distanciam
O casamento, que em anos anteriores dava certo, passa a desandar, com conflitos e brigas constantes. Cada caso é um caso, mas o ponto que une todos os coachees com essa problemática é olhar detidamente para sua vida como um todo.
Os casais já não participam um da vida do outro, deixam de fazer planos conjuntos, perdem o interesse entre si, o trabalho leva boa parte do tempo de um dos cônjuges, a indiferença começa a crescer. Isso é familiar a você?
Então aqui está uma boa maneira de começar a enxergar mais detidamente sobre seu relacionamento. Nós geralmente nos comunicamos com a nossa linguagem do amor, que não é a mesma, necessariamente, do nosso cônjuge.
Você comunica na linguagem do amor do seu cônjuge?
E que diferença isso faz? Toda. É pela comunicação que pedimos carinho e recebemos. Se não nos comunicamos bem, o ruído passa a ser mais alto do que o amor. No livro “As 5 linguagens do amor”, de Gary Chapman, o autor enumera como que cada pessoa entende como sendo demonstração de amor.
Ao aprendermos como nosso cônjuge recebe amor, podemos oferecer da maneira que ele saiba que comunicamos amor, utilizando a linguagem que o outro compreende. Quer saber quais são? Preste atenção:
- Palavras de afirmação: gosta de ouvir elogios ou palavras encorajadoras. Chama a atenção o fato de elogiar na ausência da pessoa e também na frente de outras pessoas;
- Toque físico: gosta de ser tocado, abraçado, beijado, andar de mãos dadas, passar a mão pelos cabelos, fazer um carinho nas costas, etc.
- Qualidade de tempo: gosta de passar tempo dedicando total atenção à pessoa que você ama. Isso significa não ficar mexendo no celular enquanto ambos estão juntos;
- Gestos e Serviços – Presentes: gosta de ganhar presentes e aqui não nos referimos a presentes caros, mas a qualquer lembrança, mesmo que seja um presente feito pela própria pessoa – como um doce, uma flor, uma bilhete, etc; gosta de quando ajudam a realizar alguma atividade, especialmente sem que você precise pedir. Importante: o aprendizado da linguagem de serviço exige que reexaminemos nossos estereótipos dos papéis de homem e mulher.
Algumas reflexões importantes:
- É muito raro encontrar um casal em que os dois possuem a mesma linguagem do amor.
- Todos “falam” uma dessas linguagens mais do que as outras, e há casos de “bilíngues”, que podem ter duas das linguagens como preferidas.
- Satisfazer a necessidade de amor de uma pessoa é uma escolha que você faz todos os dias.
- O amor é algo que você faz por outra pessoa, não algo que faz para si.
- Coisas materiais não substituem o amor humano e emocional.
- Há grandes chances de que o que você faz pela pessoa seja aquilo que gostaria que ela fizesse por você.
Portanto, essa é a melhor forma de identificar a sua linguagem de amor. Além disso, existe toda uma jornada que possibilita o autoconhecimento, mudanças de padrões que já não fazem sentido e diversos outras abordagens que utilizo no Life Coaching.
Quanto você se conhece melhor será sua relação com seu cônjuge. Faça sua avaliação com a ferramenta as 5 Linguagens do Amor e identifique a linguagem do amor do seu cônjuge. Criem ações para viver o casamento dos seus sonhos.