Thumb Neurociencia

O Poder da Neurociência nos seus Hábitos

“Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço. Se deixado por conta própria, o cérebro tentará transformar quase qualquer rotina num hábito, pois os hábitos permitem que nossas mentes desacelerem com mais frequência.”

Por Charles Duhigg, autor do livro O Poder do Hábito.

Este trecho referencia um conceito e definição de Hábito, onde muitas das nossas ações diárias são realizadas no modo automático, tema este que já trabalhamos detalhadamente com a resenha publicada do livro “O Poder do Hábito”. Porém este nos apresenta um tema que vem sendo abordado e estudado de forma mais assídua nos últimos tempos, a forma como nosso cérebro atua, e este é o foco central dos principais estudos relacionados à Neurociência.

Os conhecidos como “pais da Neurociência” Michael S. Gazzaniga e George A. Miller, adotaram este termo no final do ano de 1970, baseado em um estudo realizado em como o cérebro dá origem à mente, apesar de o nome sugerir uma disciplina dedicada ao meio da medicina, com o passar do tempo e com os estudos aplicados, entende-se esta atualmente como uma ciência interdisciplinar, pois seus resultados afetam muitos outros campos como psicologia, biologia, física, engenharia, tecnologia, gestão de pessoas e entre outras.

Para entendermos melhor, a definição de Neurociência é: a área que estuda o sistema nervoso, sua estrutura e funcionamento, mantendo como foco principal o estudo do cérebro e como as novas descobertas influenciam e impactam no desenvolvimento dos fatores relacionados à capacidade cognitiva e os comportamentos do corpo. De forma simplificada, é a forma como nosso sistema nervoso compreende e influencia a conexão das atividades mentais com o desenvolvimento do nosso corpo humano. Ou seja, tudo o que vivemos, todas as experiências que tivemos e sentimos interferem diretamente no nosso desenvolvimento mental. Desta forma os estudos na Neurociência estão divididos em campos específicos de atuação, sendo eles:

  • Neurofisiologia: investiga as atividades reproduzidas pelas diversas áreas do sistema nervoso.
  • Neuroanatomia: dedica-se a compreender a estrutura e o funcionamento de cada uma das partes do sistema nervoso, dividindo cérebro, a coluna vertebral e os nervos periféricos externos.
  • Neuropsicologia: é a parte que estuda a interação entre as ações dos nervos e as funções ligadas à área psíquica.
  • Neurociência comportamental: ligada à psicologia comportamental, é a área que estuda as relações das pessoas, como os pensamentos e as emoções, como a forma de falar, de se postar, os gestos usados por uma pessoa e tantas outras características.
  • Neurociência cognitiva: este campo foca no conhecimento do indivíduo, como o raciocínio, a memória e o aprendizado, é o estudo voltado à capacidade cognitiva.

Podemos perceber então, que aprender sobre Neurociência é uma forte forma de conhecer como nosso cérebro interpreta as nossas relações com o mundo e como nossas emoções são fatores influenciadores nas nossas tomadas de decisões e reações. Desta forma, você já refletiu e listou quais são os hábitos que te perseguem há muito tempo? E já buscou compreendê-los para que pudesse então mudá-los? O Processo de Life Coaching exerce uma reflexão baseada em como seus hábitos foram instaurados e como estes podem ser os fatores propulsores para uma mudança real e definitiva de comportamento.

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Por Marli Paink Coaching.

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