Thumb Saude

SAÚDE E BEM ESTAR – Você tem evoluído nesta caminhada?

“O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem adiantar aos problemas, mas viver sabia e seriamente o presente”. Buda

Desde os primórdios saúde física, mental, espiritual e emocional são fundamentais para que o ser humano possa viver saudável e feliz.

Se olharmos ao passado percebemos que tínhamos muitos ensinamentos ligados à medicina natural e caseira, mas limitante.  Com a evolução do ser humano, da tecnologia, uma vasta comunidade científica e pesquisadores, médicos que fizeram e fazem descobertas fabulosas a cada década, vivenciamos muitas curas e avanços na medicina, inclusive com prêmios Nobel.

Quando falamos de saúde integrada, queremos abranger todos os estados, citados acima, do ser humano, que se doentes, podem afetar na cura e influenciar no equilíbrio de outras áreas da vida.

Sabemos que muitas doenças são de origem hereditária, outras, com pré disposição para serem desenvolvidas, outras geradas por nós mesmos como diz DINIZ, Abílio em seu livro Caminhos e Escolhas (2004), quando não nos damos conta de gerenciar nossas emoções, afetos vamos adoecendo emocionalmente até chegarmos em graves doenças e vamos perdendo o sentido de vida, chegando a síndromes diversas, depressão ligadas ao emocional, sem contar aquelas que ultrapassam estas barreiras e vão para o corpo físico.

A atual maneira com que vivemos focados no trabalho excessivo e sob pressão, alta jornada de trabalho tendo hora para entrar e sem hora para sair do trabalho, vemos que a busca do poder, da carreira a todo preço, a luta por bens materiais levam o ser humano a deixar de lado as outras áreas da vida como vida social, lazer, saúde fora da rotina diária, e aos poucos adoecendo.

Na medida em que escolhemos algumas áreas da vida como vida profissional, financeira como prioridades, certamente deixaremos as demais áreas da vida e gradativamente vamos fazendo nossas doenças, sejam elas de que natureza forem, isso muitas vezes inconscientemente, guiadas pelas crenças.

Muitos de nós humanos, só fazemos outras escolhas relacionadas à saúde quando convivemos com algum ente familiar ou nós mesmos passamos por uma doença, que nos limitam por algum tempo, a vivermos as demais áreas da vida.

ALBOM, Mitch (2010), no livro A última Grande Lição – O Sentido da Vida, nos mostra que tudo tem seu preço, e se você romper seu equilíbrio, em um dado momento de sua vida pagarás um preço alto e muitas vezes não poderá retroagir no tempo, e fazer algo melhor e mais saudável. Ainda diz que precisamos descobrir o que existe de bom, verdadeiro e belo em cada fase de nossa vida. A grande verdade é que vamos morrer um dia !

No filme MINHA VIDA (You Tube-1993), também é retratado como o protagonista primeiro adoeceu emocionalmente e depois fisicamente com doença grave o câncer, e no final do tempo de vida que restou, quis viver e refazer sua vida, mas a doença já não mais permitiu, e este partiu deste plano.  E nós, estamos seguindo também um caminho similar a este? Temos percebido nossas limitações ? nossas ausências de exercícios e cuidados com  a nossa alimentação ? Como  tenho identificado minha saúde física, mental (estresse), emocional ( sentimentos / depressão / crenças) ? Que ferramentas tenho usado como  respiração, relaxamentos, caminhadas, academia, maratonas, esportes, hidratação, coaching, leituras, acompanhamentos médicos anuais ?

Como muitos de nós só buscamos um socorro quando as forças estão acabando, o coaching já utilizado na década de 80 para área esportiva, que foca na compreensão do presente e no desenho do futuro, como dizem os autores Andrea LAGES& O´CONNOR ((2004), reúne estas diferenças e fornece uma abordagem característica, que se diferencia de todas as outras, na busca do seu melhor e das suas superações. Os autores ainda utilizam a analogia do jogo interno  que desde 1974, utilizado pelo autor GALLWEY, Timothy, The Inner Game of Tennis, que concentrou se no jogo interno – a batalha que cada atleta tem com suas próprias limitações mentais, que giram em torno de dois oponentes, sendo: o primeiro é o adversário externo real que enfrenta o jogo e o segundo é adversário interno, que são suas limitações (crenças). Identificar estes oponentes e traçar a estratégia para vencer.

Quantas vezes criamos em nossa mente um ciclo de pensamentos, sentimentos e comportamentos conforme BECK aput KNAP (2008) de forma automática e com crenças nucleares, conscientes e outros não, agimos como tal, e não conseguimos avançar para temos resultados extraordinários. Então, na abordagem do coaching, conseguimos fazer essa identificação ( compreensão do presente) e planejar ações para o futuro (desenho), seguindo com prazos, ações, atitudes e persistência, definindo como metas de processo e de resultados, ao longo da jornada da vida, chegando na vida desejada.

Ainda neste contexto os autores LAGES & O´CONNOR (2004), também orientam como devemos desenhar nossas metas caracterizando com sete regras: Devem ser de forma positiva, específicas, decidir como teremos evidências e feedbacks, a disponibilização de recursos, sermos proativos, darmos atenção nas consequências num âmbito maior, se estas são (ecológicas) e todas  as ações que as envolvem para os efetivos resultados.

Neste sentido nossa gratidão é imensa quando percorremos inúmeros programas de televisão, revistas, livros, pesquisas, cientistas, medicina tradicional e alternativa, documentários, filmes e outros recursos tecnológicos disponíveis atualmente, para que tenhamos as informações e conhecimentos para que nossas escolhas sejam mais eficazes e nós tenhamos mais saúde física, mental, espiritual e emocional. Por isso, é fundamental ter a consciência para nossas escolhas, como usaremos nosso precioso tempo para somar e não para desviar do nosso foco.

Viver bem significa sermos saudáveis, equilibrados e felizes.

Dica Extra

Acesse nosso Blog e confira:

 

Estude, se inspire e inicie imediatamente o seu planejamento de uma transformação na sua carreira.

Por Marli Paink Coaching.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
1
Olá!!! Precisando de ajuda? Envie sua mensagem!