Confira as vantagens de conhecer o seu perfil comportamental
Cada ser humano possui seu próprio contexto de vida, suas experiências e visão de mundo. Tudo isso é desenvolvido ao longo da sua vida, mas especialmente formado na infância. Quando algo não vai bem na vida, seja pessoal ou profissional, as pessoas começam a perceber que necessitam mudar e se olhar.
Em todos os processos que realizo junto aos meus coachees, uma das premissas é realizar o perfil comportamental SOAR, desenvolvido pela Florida Christian University (FCU) e da qual sou licenciada.
E sabe por quê? É dali que partem muitos planos de ação realizados em conjunto entre coach e coachee. Somente quando identificamos nossos GAPs é possível avançar e evoluir. No perfil comportamental SOAR, o coachee responde uma série de perguntas que, juntas, traçam os perfis que predominam no seu modo de agir, comunicar, liderar, além de seus pontos fortes e a desenvolver.
Existem 4 perfis comportamentais e em outros artigos já detalhei como são cada um deles: Dominante, Extrovertido, Paciente e Analítico.
Tomadas de decisão influenciadas pelo perfil
Quem já fez o mapeamento do seu perfil já obteve ganhos só de ter trazido à consciência seus pontos fortes, que devem ser ressaltados, e seus GAPs.
Em geral, as pessoas ganham muito ao reconhecer determinadas atitudes que foram tomadas em virtude do seu perfil.
Um coachee que atendi e tinha o perfil Paciente, por exemplo, notou que se sentia incomodado com as mudanças ocorridas na empresa em que atuava. Isso porque essas pessoas são estáveis, não gostam de mudanças de última hora. São metódicas.
Logo, um exercício para esse coachee foi desenvolver a flexibilidade e se desafiando aos poucos nessa área, já que a adaptação a mudanças representava sua permanência ou não na organização.
Atendi também pessoas com perfil Extrovertido, que são muito comunicativas e impulsivas. Por esse motivo, elas tomam as decisões sem analisar todas as possibilidades, ao contrário do que os profissionais de perfil Paciente agem.
Entendeu onde pode estar ao conflito organizacional muitas vezes? Como as pessoas não se conhecem, compatibilizar a diversidade de perfis é um desafio.
CEOs aprendem a conviver com diversidade de perfis
Muitos CEOs, por exemplo, apresentam o perfil Dominante. São pessoas muito exigentes e enfáticas no que fazem. Por isso, nem sempre têm paciência com profissionais que têm ritmos diferentes do dele.
Ao identificar esse perfil, CEOs conseguem desenvolver seus GAPs e se conhecer em profundidade para obter ainda mais performance da sua equipe.
Costumo dizer que não há perfil ideal. O que existe é o seu perfil e seus desafios no desenvolvimento humano. Ao saber quem você é há maiores possibilidades de chegar aos seus objetivos.
Ganhos relatados pelos depoimentos dos coachees
Para Eliza Salvadori, Consultora de Recursos Humanos, “o SOAR foi um instrumento muito importante para entender o meu perfil, conhecer minhas forças e fraquezas para que, assim, pudesse potencializar o que tenho de melhor e traçar um plano de ação sobre as mudanças que eu precisava realizar e sobre como canalizar as minhas forças para atingir os meus objetivos.”
Josiane Del Moro, diretora da Mary Kay, conta como foi ter feito o mapeamento comportamental: “Eu fiz a ferramenta SOAR, que evidenciou pontos que eu preciso desenvolver e fortalecer meu potencial. Ainda, posso dizer que o SOAR foi importante para me dar mais segurança e certeza de como sou e funciono. Considerando que há um ciclo ainda a ser concluído em termos de evolução pessoal e profissional, recomendo a ferramenta e o trabalho da Marli para você se conhecer mais e usar seu potencial na conquista de seus sonhos”.
Eliane Schenque Tavares, Plant Manager na Magna Cosma, afirma que o SOAR serve como parâmetro para definir estratégias a fim de melhorar nosso potencial e equilibrar as forças internas e externas dentro da vida profissional e pessoal. Recomendo para que nos conheçamos melhor.
Já Mauren Buest, diretora na MB Studio de Design, diz que a ferramenta me permitiu enxergar de forma muito clara a situação em que eu me encontrava. O SOAR me auxiliou na tomada de decisão para seguir com as ações mais assertivas na busca por meu aprimoramento pessoal e profissional.”
Quer saber mais sobre o SOAR? Clique aqui e tenha acesso.