Perfil Comportamental Consequências Para Quem Não Conhece A Si Mesmo

Perfil comportamental: consequências para quem não conhece a si mesmo

Você conhece seu perfil comportamental? Como se comunica, qual o ambiente mais estimulante para seu desenvolvimento? E qual aquele lugar que te desmotiva? Pois são todas essas questões que o SOAR responde para você.

SOAR, que significa voar em inglês, é uma ferramenta utilizada em mais de 50 países, sendo exclusiva da Florida Christian University (FCU), da qual sou formada no Mestrado em Coaching e licenciada.

Por essa ferramenta, que é pré-requisito para o processo de coaching, conseguimos identificar qual a predominância no momento atual do seu comportamento. São 4 os perfis: Dominante, Extrovertido , Paciente e Analítico.

Viva suas potencialidades

As principais consequências de quem não conhece a si mesmo por meio desse raio-x é deixar de viver sua potencialidade, tanto na vida pessoal quanto profissional.

Na vida pessoal, você pode estar tendo conflitos conjugais ou com seus filhos e familiares ao não entender como o outro opera. Uma pessoa com perfil dominante, por exemplo, é uma pessoa ativa que tem dificuldade de lidar com pessoas de perfil analítico, que em geral são mais lentas nas decisões, investigam todas as situações para tomar decisões.

Consequências para a vida social

Quem não conhece seu perfil pode ter outras consequências também na vida social. O relacionamento com amigos pode ser afetado, já que você desconhece o que o motiva e o desmotiva.

E traz impacto em especial  na carreira. Você pode estar deixando passar oportunidades por causa da falta de entendimento de como você se comunica ou cria atritos com perfis comportamentais diferentes do seu.

Um exemplo é uma pessoa com alto potencial para se relacionar com pessoas e que é alocado em uma área que demanda muitos detalhes analíticos. Com certeza esse funcionário não vai render.

Gestores deixam de promover seus talentos

Os gestores de modo geral podem estar deixando de promover determinado profissional para o cargo certo ao desconhecer o seu perfil comportamental. Assim como muitos líderes que eram excelentes analistas podem estar alçados a atividades que não lhe são próprios do perfil.

Há inúmeros exemplos de coachees que não estavam se encaixando em determinado cargo ou então estavam querendo promoção mas nunca eram escolhidos. Aliado ao conhecimento do seu perfil comportamental, a pessoa também identifica como anda sua inteligência emocional, quais são seus pontos fortes e outros a desenvolver.

Desenvolvimento profissional

Um exemplo é o de uma empresária com perfil extrovertido, que identificou ser necessário para o seu crescimento desenvolver algumas características do perfil analítico, como tomar decisões por dados e fatos ao invés de ser uma tomada de decisão por impulso.

Isso fez toda a diferença na vida dela e, consequentemente, de todo seu negócio. Ao saber como somos podemos intervir se acharmos necessário. E podemos desenvolver outras habilidades que estão latentes e podem representar grandes ganhos.

Quer realizar a ferramenta SOAR? Entre em contato comigo e conheça como essa ferramenta pode impulsionar sua vida, tanto pessoal quanto profissional. Quem fez já teve resultados, como os coachees que deixaram seus depoimentos no site. Confira lá e agende um horário comigo. Você não sabe quão longe pode ir a sua mudança.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
1
Olá!!! Precisando de ajuda? Envie sua mensagem!