As três classes de pessoas, as Inexperientes, os loucos e as que dão crédito
A maioria dos provérbios foram escritos por Salomão, mas no livro encontramos outros autores, como: Agur e a Mãe do rei Lemuel.
Vimos também que os escritores se utilizam de várias formas literárias para nos ajudar a memorizá-los, essa é uma das principais ideias do livro, pequenos textos fáceis de guardar na memória e, principalmente, no coração.
Vamos hoje aos versos 20 a 33, o convite da Sabedoria. E daqui podemos tirar algumas lições para nós.
A SABEDORIA, neste caso, é o próprio Deus, convidando a TODOS para ouvirem e ATENTAREM para as suas palavras;
Três classes de pessoas são mencionadas:
O INEXPERIENTE ou néscio,
O LOUCO ou zombador,
Aquele que DÁ CRÉDITO
A primeira e a segunda classes de pessoas estão na mesma condição: NÃO deram ATENÇÃO às palavras da Sabedoria, mas as rejeitaram. E qual foi a consequência dessa má ESCOLHA ❓ Foram entregues a si mesmos e terão as amargas consequências de suas escolhas insensatas, v.
31 – Portanto, comerão do fruto do seu caminho e farta-se-ão dos seus próprios conselhos.
Já aquele que DÁ CRÉDITO às palavras da Sabedoria terá segurança e livramento: “Mas o que me der ouvidos habitará seguramente e estará descansados do mal.” – v.33
Em qual classes de pessoas você se encaixa: néscio, louco ou aquele que atende a voz da Sabedoria ⁉️
MUITAS vezes somos LOUCOS, fazendo escolhas insensatas e vamos indo “sem perceber” pelo caminho da insensatez. Então o q devemos fazer QUANDO caímos em si, ou melhor, qdo a ficha cair ❓ CORRER para o nosso Deus e confessar a nossa loucura, a nossa insensatez em não atentar para o convite da Sabedoria.
Ele em sua infinita bondade e misericórdia nos alcança, e nos ajuda a lidar com as consequências de nossos erros❗ Deus não nos tira as consequências, mas dá a sua Graça e misericórdia para enfrentá-las.
Esperamos e oramos para que a leitura de HOJE seja um instrumento de Deus para ministrar o seu coração.