PROV 6

O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.

Precisamos ter em mente que os provérbios são para que possamos aprender a viver de maneira inteligente e disciplinada; para entender os ensinos que produzem sabedoria.. E é por meio desses ensinamentos que deixaremos de ser insensatos e vamos adquirir sabedoria, porque “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.” 1:7.

Mas qual a relação entre sabedoria e disciplina? O versículo 11 e 12 do capítulo 3 diz que o filho não deve desprezar a disciplina do Senhor, porquanto o Senhor corrige aquele a quem ama. Para responder a pergunta acima quero exemplificar o que quero dizer. Quando estamos em alguma escola, o professor de certa matéria durante algum tempo, expõe o conteúdo para os seus alunos e depois aplica uma prova ou um exame como queira. Se assimilamos o conteúdo que nos fora ensinado, nós iremos bem e seremos aprovados, mas se não assimilamos o conteúdo, seremos reprovados e teremos que fazer todo o processo novamente, ou seja, fomos reprovados porque não aprendemos o que teríamos que aprender e não temos como seguir adiante. Somente poderemos seguir a jornada quando formos aprovados naquele exame❗

O que tem a ver sabedoria com disciplina❓ Tudo❗ Uma coisa está diretamente ligada a outra. Deus tem sua maneira de ensinar seus filhos. E esse ensino se dá por meio da disciplina. Deus vai nos ensinar por meio das tribulações, na maioria das vezes, isso porque temos corações rebeldes e não gostamos da disciplina. Se não fosse assim, não haveria necessidade do Espírito Santo dizer “filho não desprezes a disciplina do Senhor”. A maneira de Deus mostrar o que realmente está em nosso coração é por meio das tribulações e para fazer isso Ele usa pessoas falhas como nós.

É aí que começamos a espernear e julgamos essas pessoas que estão sendo usadas por Deus para nos disciplinar. Falamos: “Não tem discernimento, não entende nada de igreja, não sabe nada de bíblia, não sabe nem ORAR!” e coisas desse tipo. NESSE tempo de tribulações não conseguimos examinar o nosso coração. Só olhamos para que o outro nos fez. Nesse momento nos tornamos um idólatra. Porque não consideramos que Deus é SOBERANO e tem todos os dias de nossa vida escrito em seu livro, esquecemos que somos filhos pois não consideramos a possibilidade de estarmos sendo disciplinados pelo nosso Pai Celestial.

A partir do versículo 13 do capítulo 3 o autor diz que o homem que encontrou a sabedoria é mais do que feliz, e diz também qual é o valor dessa sabedoria e o que ela proporciona aquele que a encontra. O apóstolo Paulo diz que JESUS é a sabedoria de Deus, você já teve um encontro com essa sabedoria – Jesus⁉️ Então: “tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus. Sendo assim, da mesma forma que recebeste a cristo Jesus, o SENHOR, também andai NELE. Cl 2.6.

Como você tem se colocado diante da disciplina do Senhor ⁉️ Tem estado aberto ao seu ensinamento?’

😏 LEMBRE-SE q vc só será livrado dela qdo tiver dado as respostas de obediência q tanto DEUS espera❗😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
1
Olá!!! Precisando de ajuda? Envie sua mensagem!