Propósito: você sabe por que é importante encontrar o seu?
Para quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve. A essa frase eu incluiria o seguinte: Se você não conhece quem você é, qualquer caminho serve. Essa frase ilustra bem o que é o propósito.
É saber qual o motivo que te faz levantar todas as manhãs. Vou dar o meu exemplo. Meu propósito é impactar vidas para que as pessoas sejam ainda mais felizes e prósperas.
Segundo Simon Sinek, autor do livro “Comece pelo Porque”, o propósito é a sua razão de existir.
O porquê é a sua finalidade, sua causa, sua crença. E isso tem muita relação com líderes e profissionais de alta performance.
Grandes líderes são aqueles que confiam em suas entranhas. São aqueles que entendem a arte antes da ciência. Eles conquistam o coração antes da mente. Eles são aqueles que começam pelo porquê.
Simon Sinek
Muitas pessoas, no entanto, não pararam para refletir sobre isso e vivem no piloto automático. É aí que o coaching faz sentido, porque traz à tona, por meio de estratégias que eu denomino Perguntas Poderosas, o que a pessoa realmente tem em sua essência.
E por que é importante saber o seu porquê? Você tem que saber por que faz o que faz. Se as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porque você o faz. Logo, se você não sabe o seu porquê, como as outras pessoas saberão?
Círculo de ouro
Nem sempre é simples essa busca, concordo, mas é totalmente possível se a pessoa quiser. E agir, claro. Para Sinek, que definiu um conceito chamado Círculo de Ouro, não basta só saber o porquê.
É preciso também definir o “como” vai chegar até seu propósito e “o quê” fará para isso.
É semelhante a nossa jornada de coaching, quando identificamos o seu estado atual e o estado desejado. As ferramentas, livros, cursos, networking e todos os recursos podem ser considerados o seu “como, enquanto as suas ações, cronograma e atitudes são o seu “o quê”.
Outro livro que me inspira muito na caminhada para encontrarmos juntos com o coachee o seu porquê é “Propósito: a coragem de ser quem somos”, de Sri Prem Baba. Ele abre as portas para o autoconhecimento, que é tão importante num processo de coaching.
Talento é o dom aperfeiçoado: você sabe qual é o seu?
A mensagem do livro é muito libertadora. Para ressignificar nossa vida, é preciso descobrir a nossa essência, que está ligada ao nosso dom (talento é o dom aperfeiçoado), identificá-lo e se perguntar o que lhe dá prazer em realizar, algo que te complete de forma que possa ajudar os outros a evoluir também.
Conforme o autor explica, ter consciência do propósito é sinônimo de ter consciência do serviço, pois o seu propósito é o serviço que veio prestar à humanidade.
Você pode ainda não ter consciência do que veio fazer aqui, mas estar vivendo as experiências necessárias para, em algum momento, ter essa revelação.
Sri Prem Baba
Ele também aborda que o desenvolvimento das habilidades ou potenciais latentes também faz parte desse mesmo processo de preparação de forma que você possa dar o que tem a oferecer.
Justamente é o meu propósito ao iniciarmos uma jornada juntos rumo ao autoconhecimento, à melhoria das potencialidades, o descobrimento de habilidades que estavam ocultas e, como consequência, o seu propósito.
Ser e fazer
Quem já foi meu coachee sabe que uma das ferramentas que aplico se refere a elencar as atividades de TER, SER e FAZER.
Pois no livro Sri Prem Baba afirma que, quando ocorre o encaixe entre o ser e o fazer, ou seja, entre os propósitos internos e externos, somos tomados por uma profunda sensação de completude e pertencimento.
É aquela sensação de voltar para casa depois de vários anos de viagem. Logo, propósito não é aquilo que fazemos, mas sim aquilo que somos.
Quando isso ocorrer na sua vida, você vai sentir a alegria em acordar pelas manhãs para colocar seus dons e talentos a serviço do bem maior, porque estão alinhados com seu propósito.
Pense nisso, aja sobre isso e agende um encontro gratuito comigo. Juntos vamos fazer com que seja revelado o seu propósito.