ANALOGIA – ÁRVORE-NATUREZA X CRENÇAS-HOMEM – PARTE 2
ANALOGIA AGORA:
1-AS RAÍZES DE UMA ÁRVORE X CRENÇAS HUMANOS
As RAÌZES de uma árvore são de diversos tipos: bem grossa, médias, mais finas, umas geram mais sustentação e outras por serem mais finas, são mais fáceis de serem rompidas, mas todos no conjunto estão sustento a árvore.
Nós HOMENS temos inúmeros padrões comportamentais e crenças que determinam nosso modo de agir.
O que são CRENÇAS LIMITANTES ? São generalizações que fazemos acerca de experiências de prazer ou dor que tivemos no passado. Uma situação específica acontece e a gente passa a achar que vai acontecer em várias outras situações.
O QUE AS CRENÇAS LIMITANTES GERAM?
Estados emocionais negativos: ansiedade, nervosismo, angústia, desânimo Isso prejudica: Foco e atenção Aprendizagem Memória Comportamentos indesejados.
Exemplos de CRENÇAS LIMITANTES:
O QUE SÃO CRENÇAS FORTALECEDORAS?
São programações mentais que foram criadas de forma a fortalecer e gerar pensamentos –sentimentos e comportamentos realizadores nas pessoas.
O QUE AS CRENÇAS FORTALECEDORAS GERAM?
Estados emocionais positivos que levam as pessoas a agir e mudar em busca de sues objetivos e sonhos. Alegria, determinação, força de vontade, superação.
EXEMPLOS DE CRENÇAS FORTALECEDORAS
Eu impacto pessoas com meus conteúdos.
Eu transformo a vida das pessoas com coaching.
Se eu me dedicar bastante e fizer a minha parte, serei aprovado.
Pessoas comuns, focadas e esforçadas são aprovadas A cada vez que estudo esta matéria, mais gosto e compreendo.
A aprovação depende mais do comprometimento e da boa utilização do tempo do que estar estudando há anos.
É possível superar as minhas dificuldades e ser aprovado.
Também quero relacionar os níveis e crenças, considerando a forma com que elas foram geradas com baixo – médio ou alto impacto emocional.
As crenças CENTRAIS consideradas as mais impactantes (que foram geradas com forte impacto emocional) são as mais presentes em nossa vidas. E se for um trauma, gera uma ferida emocional que acompanhará a vida da pessoa até que isso seja curado emocionalmente.
Então, se a CRENÇA dor gerada na vida FAMILIAR… a cura terá que ser nesta mesma área da VIDA, e com as pessoas e memórias que o trauma foi gerado. Por isso, dizemos que estas são as raízes fortes que geram mais sustentação das pessoas. E muitas vezes dizemos, eu faço de tudo e não consigo mudar esse meu comportamento ou padrão venho repetindo, em várias áreas da vida.
Já as raízes médias comparemos com as crenças INTERMEDIÁRIAS, aqueles que realizamos em algumas áreas da Vida. Exemplo. Tenho medo de assumir novos desafios na vida pessoal, mas na vida profissional faz isso com maestria. Relaciona com ambiente, pessoas, experiências e pensa-sente-age e modo correspondente nesse ambiente.
E finalmente, comparamos as raízes finas às crenças SUPERFICIAIS ou conforme as fases e demandas da vida. Ex. no inicio da carreira tenho certas crenças e depois vou mudando conforme minha jornada profissional.
Assim, as raízes de uma árvore, SÃO as nossas CRENÇAS MARCANTES- nosso caráter, nossos valores de vida, enfim, determinam QUEM SOU SEU.
Concluindo, nosso pais tem uma influência gigante na construção de um ser humano com os 3 níveis de crenças: São elas: Crenças de IDENTIDADE (quem Sou , como em SINTO), as de CAPACIDADE (sou capaz de fazer, conquistar) e por último e não menos importante as crenças de MERECIMENTO (eu mereço essa oportunidade, eu fia a jornada e agora vivo feliz).
Ainda, vale a pena mencionar que: Temos 2 caminhos relacionados às nossas crenças, sejam fortalecedoras=positivas ou limitantes=negativas, que são:
1- PODEMOS REPETIR – copiar o padrão e agir exatamente como nossos pais-professores-chefes etc… ou
2- PODEMOS REPELIR – fazer o contrário daquilo que eles fizeram para nós. No sentido de que, quero ser MELHOR e DIFERENTE deles, portanto, não REPETIREI o padrão deles.
2-O TRONCO DE UMA ÁRVORE X OS TRAÇOS DE CARÁTER
Acesse aqui a PARTE 3 deste artigo!