Img124

Você é o seu melhor treinador?

Não é que você seja ingrato com as coisas boas em sua vida, mas admita: você se debate na cama à noite revisitando algum fracasso do dia. E o exercício de gratidão que você se propôs com a coach Marli no Diário de Bordo não deu certo mais uma vez. E você se cobra e deixa aflorar todos esses sentimentos negativos em torno de suas próprias falhas.

Você precisa se tornar o seu melhor treinador. Você consegue imaginar um treinador da Seleção Brasileira de Vôlei ou um treinador de classe mundial no vestiário no meio tempo dizendo à sua equipe: “Você é uma pessoa ruim, e você deveria ter vergonha de si mesmo. Apenas desista”. Hummm. Não.

Por que então você deveria fazer o mesmo com você? Se você quiser se encorajar em direção à grandeza, você precisa ser treinável (being coachable). Isso começa com a mudança da pergunta de: “Eu sou bom ou ruim?” Para “Como faço para melhorar?” Quando você se concentra na melhoria versus realização, você está mais feliz, mais saudável e mais alinhado com o progresso que realmente acontece.

Melhorar algo leva tempo. Mas você sabe o quê? Eventualmente, todos nós melhoramos. E se você pode prestar atenção quando e como isso está acontecendo (e, talvez, quando você está aquém), você pode melhorar cada vez mais a sua vida.

Lembre-se: ser treinável é sobre criar as condições para aumentar o feedback. Veja como fazer isso:

1. Não fique defensivo

A menos que você esteja sob ataque físico, nada de bom acontece em uma postura defensiva. Do que você está se protegendo? Aprendendo? Crescendo? Conectando? Exatamente. Então, coloque suas mãos e aceite comentários críticos, não como uma granada de mão, mas pelo que é: um presente precioso embrulhado em papel feio.

Se o que você está ouvindo está errado, você pode resolver isso mais tarde. Por enquanto, apenas escute e identifique as oportunidades de melhoria. Enfrentar uma visão menos lisonjeira de si mesmo pode ser doloroso. Mas essa dor pode ser equilibrada pelo conhecimento de que apenas olhando essa visão pode fazer você mesmo melhor.

2. Procure Padrões

Quando você ouve críticas, pergunte-se honestamente se você já ouviu algo semelhante antes. Se foi dito mais de uma vez, há ouro para ser extraído. Apenas ponderando um padrão e refletindo sobre o porquê ele existe é metade da batalha – e você está muito mais perto de melhorar o que quer que seja.

Aviso: ver um padrão pode facilmente levar a mais auto-aversão. (“Eu sou uma esposa terrível / funcionário / gerente / dono”). A auto-indulgência é uma enorme perda de tempo e, mais importante, auto-flagelação é um policial – um desvio fácil da estrada mais longa para Reflexão e melhoria.

3. Lembre-se de olhar para trás

Você não pode ver padrões sem olhar para trás no tempo. Em vez de repreender a si mesmo para a reunião, você não correu muito bem hoje, experimente isso: Responda alguns anos e pergunte a si mesmo se você melhorou na execução de reuniões desde a primeira vez que você executou uma. A resposta é provavelmente sim. Fazer um balanço das coisas em que você ficou um pouco melhor é um passo essencial no seu caminho para ficar ainda melhor.

4. Construir uma prática

Agora que você conseguiu saber onde você precisa melhorar sem entrar em colapso, na vitimização ou ou atacar os outros, é hora de se concentrar. Você quer mudar a maneira como você se comporta em sessões de brainstorming com seus colegas? Você quer recuar de se apressar para ajudar seus filhos agora que estão envelhecendo e precisam de mais independência?

Pense em um comportamento muito pequeno que você pode mudar nessa circunstância particular. Por exemplo, na próxima vez que você entrar em uma sessão de brainstorming, decida que nunca será o primeiro a reagir às ideias dos outros e que, quando você reagir, você começará seus comentários dizendo: “Isso é interessante e …”Ou a próxima vez que você se encarregar de se encarregar de algo para o seu filho, mude a dinâmica antes de perguntar: “Você se importa se eu fizer uma sugestão?” Isso os coloca a cargo de dizer sim ou não. Você nunca sabe, talvez eles realmente desejem ouvir de você … nos termos deles.

O objetivo é que esses pequenos comportamentos se tornarão a norma, e é assim que o melhor acontece. Pense nisso.

Fonte: Adaptação da matéria “Are you Coachable?”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
1
Olá!!! Precisando de ajuda? Envie sua mensagem!