Img108

Dia Internacional da Mulher: gratidão ao passado e olhar para o futuro

Além dos 365 dias que nos pertencem, essa é a semana marcada pelo Dia Internacional da Mulher. Além da gratidão pelas mulheres que nos antecederam nas conquistas, a data é momento para fazer um balanço de onde estamos e onde queremos chegar. Sim, um exercício de coaching aplicado a nós mesmas, mulheres.

Num levantamento que fiz entre institutos de pesquisa e organismos internacionais, vamos a alguns dados:

  • A igualdade de gêneros só deve ser alcançada em 2095, de acordo com o Fórum Econômico Global
  • A mulher ganha 73,7% do que ganha o homem
  • Metade das mulheres perde o emprego um ano após o período de licença-maternidade
  • Ocupamos, em média, 59,1% de participação no mercado de trabalho
  • Mulheres estão em apenas 37% dos cargos de liderança
  • A escolaridade da mulher é maior. Em média, mulheres estudam 8 anos contra 7,6 dos homens
  • A taxa de desemprego da mulher é de 11,7%, enquanto a do homem é de 9,6%

Diante desses dados, que são fatos, há duas atitudes a se tomar: olhar o copo meio vazio ou meio cheio. Sou adepta de olhar o passado com gratidão pela luta que foi necessária e avançar em torno da equidade de gêneros. O mundo é melhor quando há equilíbrio. É nisso que acredito e incentivo meus coachees a atingir. Assim também é no mundo formado por homens e mulheres.

Temos, como mulheres, uma forma diferente de agir no mundo. Temos muita força e, por vezes, nós não nos damos conta disso. Temos muita empatia, a capacidade de nos colocar no lugar do outro. Temos muito poder de realização e competitividade, buscando metas ao mesmo tempo em que valorizamos as relações interpessoais.

Somos apaixonadas pelo que nos dedicamos e, quando o fazemos, nos damos de corpo e alma. Defendemos nosso lugar do mundo porque, afinal, o caminho até aqui foi árduo. Acolhemos os homens que sabem também nos olhar com os olhos apreciativos e sem adjetivações preconceituosas ou reducionistas.

No nosso mundo, há lugar para o homem e para a mulher buscarem, juntos, um equilíbrio para construir um lugar melhor. É possível, é necessário, somos realistas que ainda há um caminho a percorrer, mas a esperança necessária para que isso seja alcançado.

Feliz Dia para você, Mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
1
Olá!!! Precisando de ajuda? Envie sua mensagem!