Quais os desafios da Gestão do Teletrabalho?
O Teletrabalho é uma modalidade que vem sendo implementada e atualizada desde 2017, quando através da Reforma Trabalhista teve sua inclusão à CLT proporcionando segurança jurídica aos empregados atuantes através dessa variedade de modelo de trabalho. E acrescido de tantos avanços tecnológicos e com uma forma acelerada de implementação e de ganho de força como medida de enfrentamento à Pandemia Covid-19, as organizações e empresas precisaram trabalhar com a mesma intensidade na estratégia e condução da estrutura proposta e provida aos empregados com o trabalho remoto nos quesitos de gerenciamento de atividades, controle de horários, acompanhamento e medições de produtividade, mas após o período mais impulsivo, a atuação de novas medidas e novos estudos alterou os holofotes para as áreas de Gestão de Pessoas, pois apesar de uma medida para estreitamento da pandemia e uma opção de isolamento social, esta opção de trabalho remoto tornou-se de temporário a permanente em muitos casos, e junto destas mudanças aparecem as questões trabalhistas pelo ponto de vista de ambos os lados: quais os compromissos e as responsabilidades tanto das organizações e empresas quanto dos colaboradores e empregados?
Para que o bem-estar do empregado e o trabalho eficiente andem lado a lado se faz necessário organização e um detalhado planejamento, pois sem o controle visual e sem poder sobre o controle de horários, a gestão passa a ser por resultados e objetivos e não mais subsidiado por jornada de trabalho cumpridas ou não. De ambas as partes é preciso criar uma experiência e assimilação sobre o desenvolvimento e o tempo de execução das atividades, as responsabilidades e o cumprimento de atividades e tarefas dentro dos prazos acordados, e também uma criação de confiança entre líderes e liderados, para que esta “falsa liberdade” torne-se favorável e traga resultados contribuintes para ambos os lados. Este modelo de trabalho exige dos líderes um modelo de gestão de pessoas diferenciado dos métodos tradicionais, acaba sendo uma boa opção a criação de novos métodos e políticas para um novo estilo de gestão de pessoas que requer uma nova maneira de ser administrada. Apresentamos à seguir um case que representa essa reestruturação visando as novas modalidades de gestão de trabalho e de pessoas; material explicativo da Heineken sobre Novas Formas de Trabalho, considerando três formas: Teletrabalho; Home Office e @Office;
Ao analisar as particularidades de cada uma das modalidades, identificamos que há necessidades diferenciadas e antes não previstas para atender aos requisitos e elegibilidade do modelo de Teletrabalho, além das atualizações e modificações de Direito e Políticas Trabalhistas, há outros pontos que devem ser analisados, definidos, estruturados e apresentados para que haja uma boa condução e sem prejuízos tanto para organizações e empresas como para seus empregados, tais pontos como os exemplos abaixo:
- Definição e estruturação de contrato de trabalhos com cláusulas específicas;
- Avaliação e nomeação de funções elegíveis conforme política;
- Descrição dos modelos de controle de jornada e horas extraordinárias;
- Normas de Segurança e Saúde do Trabalho;
- Reestruturação de pacotes de benefícios;
- Estruturação de subsídios para adaptação de espaços físicos de trabalho (em suas casas);
- Subsídios para despesas de consumo oriundas do trabalho (despesas com internet por exemplo);
- Revisão da necessidade de vale-transporte e/ou ajuda de custo (pois não haverá deslocamento);
- Promover e controlar a participação e adesão da nova política;
- Apoiar, instruir, acompanhar e proporcionar toda formação e desenvolvimento necessário para as equipes;
- Formar e orientar os líderes/gestores para que acompanhem os avanços (mudança de mindset);
- E acompanhamento da eficiência e eficácia dos critérios e das políticas de obrigatoriedade;
E você já está preparado(a) para acompanhar os avanços com as novas modalidades de trabalho? Já analisou quais os benefícios que estes podem proporcionar ao seu modo de vida, tais como mais tempo com a família, mais tempo para dedicar ao autocuidado e autodesenvolvimento. E já pontuou os desafios que podem surgir durante o percurso: como garantir autocontrole e autorresponsabilidade sobre a execução de suas atividades, e assegurar seu rendimento e produtividade sem precisar sacrificar horas a mais ou se perder no mundo corporativo instaurando dentro de sua própria casa?
Por Marli Paink Coaching.