Thumb Feedback

O que eu faço com o feedback que eu recebo?

Certamente em algum momento de sua vida você já se fez este questionamento, tenha sido após a conclusão de uma formação, ao término da leitura de um livro, após assistir à um congresso e até mesmo ao receber o feedback de seu gestor. Alguns estudos relacionados à neurociência demonstram que nossa captação de conhecimento é aprimorada de acordo com o método e a maneira como nos relacionamos com as experiências.

O psiquiatra norte americano William Glasser é reconhecido por diversos estudos relacionados à saúde mental e comportamento humano, uma de suas pesquisas mais famosas é a Teoria da Pirâmide de Aprendizagem, sendo um estudo traduzido em representação gráfica apontando os percentuais de retenção de conhecimento de acordo com o estilo de atividade educacional realizada. Observe na imagem como a Pirâmide é composta, e cada um dos modelos apresentados:

Ao analisarmos a Pirâmide da Aprendizagem, compreendemos que o estudo apresentado por Glasser propõe que o posicionamento ativo do estudante estimula e exercita o processo criativo, ou seja quanto mais nos relacionamos com o conteúdo e conhecimento de forma ativa, assimilaremos uma proporção maior e traremos resultados mais eficazes e assertivos.

Ao contextualizar a Teoria e explorar suas informações, percebemos que a autonomia proposta pela mesma é o fator fundamental para um processo de aprendizagem com resultados mais fortes e assimilações mais construtivas, desta forma, você já refletiu em como está conduzindo seu processo de aprendizagem: o que você tem feito com o conhecimento adquirido? Como você tem exercitado: apenas através de leituras ou com interações e discussões positivas com outras pessoas? Quais ações você tem executado após receber um feedback? Você tem sido protagonista da sua evolução?

Saber receber feedback é um potencial que diferencia muitos profissionais, para compreender o que é esta prática devemos entender o seu significado, portanto, Feedback é um processo de fornecimento e de retroalimentação de informações que tem como objetivo prover dados e análise crítica, validando ou invalidando determinados comportamentos e ações, para que estimule e gere ações de ajuste, melhoria e aperfeiçoamento de desempenho e performance do profissional. Esta é uma técnica altamente eficaz e fundamental para as Lideranças e coaches, pois a aplicação correta e consciente torna-se uma forma de prevenção e possibilita uma redução de situações conflitantes e críticas. Para aplicação e fornecimento, deve-se sempre analisar qual o tipo de feedback mais adequado para cada situação.

Entenda quais são os principais tipos de feedback:

  • Feedback Positivo: Visa trazer à tona as qualidades da pessoa para que ele se destaque.
  • Feedback Construtivo: Pretende dar as ferramentas que o colaborador precisa para alcançar patamares ainda maiores dentro da empresa.
  • Feedback Pessoal: É feito exatamente após uma determinada atitude ou um comportamento permitindo que a situação seja esclarecida e mal-entendidos evitados.
  • Feedback Insignificante: Costuma ser genérico, pobre em argumentos e, com isso, contribui pouco ou quase nada para o crescimento do profissional.
  • Feedback Negativo: Para alinhar metas e objetivos que o profissional precisará cumprir para ter o desempenho desejado ou mesmo para correção de alguma postura.
  • Feedback Ofensivo: Além de não contribuir para o crescimento pessoal e profissional, ele é altamente prejudicial ao estado emocional de quem o recebe.

No mundo corporativo a prática de feedbacks possui um papel fundamental na evolução do profissional e consequentemente no alcance de resultados da equipe e da empresa.  Responda e reflita sobre suas respostas para as questões a seguir: Você como profissional, tem apresentado interesse em receber feedback? Ao recebe-lo você está preparado para analisar e interpretar qual a ação necessária a executar? Como profissional em qual dos níveis da Pirâmide da Aprendizagem você se encontra? Está atuando forte e ativamente no seu processo de aprimoramento e melhoria? Quais ações você está executando para chegar ao seu nível de excelência? Um profissional que visa alcançar um nível de excelência possui a habilidade de solicitar, de receber, de interpretar e principalmente de definir suas ações de evolução e executá-las de maneira a chegar no seu crescimento e potencialização.

Curiosidade: Você conhece o tipo de Feedback Sanduíche?

É uma técnica simples e eficaz, que auxilia no aprendizado em como se aplicar um feedback construtivo.

Para entendê-lo, imagine o formato de um sanduíche: corte o pão em duas partes, a primeira parte utilize como base para colocar o condimento e recheio de sua preferência, em seguida feche o sanduíche com a segunda parte do pão. Assim, podemos assimilar a execução de um feedback construtivo seguindo o mesmo procedimento:

  • A parte do pão utilizada como base está relacionada à valorização dos pontos fortes do profissional, com expressões positivas.
  • O condimento e o recheio, pode ser visto como a análise do comportamento, onde você expõe e argumenta sobre qual o comportamento ou fato em análise. Você ouve o profissional com suas dificuldades/dados, em seguida apresenta qual seria o comportamento desejado e propõe soluções em parceria, e por fim a formalização de um acordo, para encorajar o profissional a executar a ação ainda melhor.
  • E o fechamento do sanduíche com a outra parte do pão está novamente relacionado à valorização dos pontos fortes e positivos do profissional, demonstrando confiança ao mesmo tempo em que o motiva a aceitar o desafio.

Por Marli Paink Coaching!

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