O que eu faço com o feedback que eu recebo?
Certamente em algum momento de sua vida você já se fez este questionamento, tenha sido após a conclusão de uma formação, ao término da leitura de um livro, após assistir à um congresso e até mesmo ao receber o feedback de seu gestor. Alguns estudos relacionados à neurociência demonstram que nossa captação de conhecimento é aprimorada de acordo com o método e a maneira como nos relacionamos com as experiências.
O psiquiatra norte americano William Glasser é reconhecido por diversos estudos relacionados à saúde mental e comportamento humano, uma de suas pesquisas mais famosas é a Teoria da Pirâmide de Aprendizagem, sendo um estudo traduzido em representação gráfica apontando os percentuais de retenção de conhecimento de acordo com o estilo de atividade educacional realizada. Observe na imagem como a Pirâmide é composta, e cada um dos modelos apresentados:
Ao analisarmos a Pirâmide da Aprendizagem, compreendemos que o estudo apresentado por Glasser propõe que o posicionamento ativo do estudante estimula e exercita o processo criativo, ou seja quanto mais nos relacionamos com o conteúdo e conhecimento de forma ativa, assimilaremos uma proporção maior e traremos resultados mais eficazes e assertivos.
Ao contextualizar a Teoria e explorar suas informações, percebemos que a autonomia proposta pela mesma é o fator fundamental para um processo de aprendizagem com resultados mais fortes e assimilações mais construtivas, desta forma, você já refletiu em como está conduzindo seu processo de aprendizagem: o que você tem feito com o conhecimento adquirido? Como você tem exercitado: apenas através de leituras ou com interações e discussões positivas com outras pessoas? Quais ações você tem executado após receber um feedback? Você tem sido protagonista da sua evolução?
Saber receber feedback é um potencial que diferencia muitos profissionais, para compreender o que é esta prática devemos entender o seu significado, portanto, Feedback é um processo de fornecimento e de retroalimentação de informações que tem como objetivo prover dados e análise crítica, validando ou invalidando determinados comportamentos e ações, para que estimule e gere ações de ajuste, melhoria e aperfeiçoamento de desempenho e performance do profissional. Esta é uma técnica altamente eficaz e fundamental para as Lideranças e coaches, pois a aplicação correta e consciente torna-se uma forma de prevenção e possibilita uma redução de situações conflitantes e críticas. Para aplicação e fornecimento, deve-se sempre analisar qual o tipo de feedback mais adequado para cada situação.
Entenda quais são os principais tipos de feedback:
- Feedback Positivo: Visa trazer à tona as qualidades da pessoa para que ele se destaque.
- Feedback Construtivo: Pretende dar as ferramentas que o colaborador precisa para alcançar patamares ainda maiores dentro da empresa.
- Feedback Pessoal: É feito exatamente após uma determinada atitude ou um comportamento permitindo que a situação seja esclarecida e mal-entendidos evitados.
- Feedback Insignificante: Costuma ser genérico, pobre em argumentos e, com isso, contribui pouco ou quase nada para o crescimento do profissional.
- Feedback Negativo: Para alinhar metas e objetivos que o profissional precisará cumprir para ter o desempenho desejado ou mesmo para correção de alguma postura.
- Feedback Ofensivo: Além de não contribuir para o crescimento pessoal e profissional, ele é altamente prejudicial ao estado emocional de quem o recebe.
No mundo corporativo a prática de feedbacks possui um papel fundamental na evolução do profissional e consequentemente no alcance de resultados da equipe e da empresa. Responda e reflita sobre suas respostas para as questões a seguir: Você como profissional, tem apresentado interesse em receber feedback? Ao recebe-lo você está preparado para analisar e interpretar qual a ação necessária a executar? Como profissional em qual dos níveis da Pirâmide da Aprendizagem você se encontra? Está atuando forte e ativamente no seu processo de aprimoramento e melhoria? Quais ações você está executando para chegar ao seu nível de excelência? Um profissional que visa alcançar um nível de excelência possui a habilidade de solicitar, de receber, de interpretar e principalmente de definir suas ações de evolução e executá-las de maneira a chegar no seu crescimento e potencialização.
Curiosidade: Você conhece o tipo de Feedback Sanduíche?
É uma técnica simples e eficaz, que auxilia no aprendizado em como se aplicar um feedback construtivo.
Para entendê-lo, imagine o formato de um sanduíche: corte o pão em duas partes, a primeira parte utilize como base para colocar o condimento e recheio de sua preferência, em seguida feche o sanduíche com a segunda parte do pão. Assim, podemos assimilar a execução de um feedback construtivo seguindo o mesmo procedimento:
- A parte do pão utilizada como base está relacionada à valorização dos pontos fortes do profissional, com expressões positivas.
- O condimento e o recheio, pode ser visto como a análise do comportamento, onde você expõe e argumenta sobre qual o comportamento ou fato em análise. Você ouve o profissional com suas dificuldades/dados, em seguida apresenta qual seria o comportamento desejado e propõe soluções em parceria, e por fim a formalização de um acordo, para encorajar o profissional a executar a ação ainda melhor.
- E o fechamento do sanduíche com a outra parte do pão está novamente relacionado à valorização dos pontos fortes e positivos do profissional, demonstrando confiança ao mesmo tempo em que o motiva a aceitar o desafio.
Por Marli Paink Coaching!