Desvantagens de ser pouco produtivo
Antes de elencar as desvantagens de ser pouco produtivo, vamos primeiro definir o que vem a ser uma pessoa produtiva. É aquela que entrega mais quantidade de algo, usando a menor quantidade de recursos, mas também com qualidade na entrega.
É comum na minha vivência como coach me deparar com pessoas que alegam ser produtivas, as chamadas multitarefas. Se você é multitarefas, sinto em dizer, mas você abre várias janelas, mas não tem foco em uma determinada tarefa para que ela tenha início, meio e fim.
Também verifico perda de tempo entre os que não são produtivos, porque fazem muito mas têm a sensação de que não terminaram nada.
Em geral, são pessoas que tomam decisões por impulso, porque querem se livrar das pendências e não resolver o problema em si analisando todas as possibilidades.
Outra desvantagem de ser pouco produtivo é que normalmente são profissionais que levam trabalho para casa ou usam horas além do seu tempo regular de expediente. A esses, falta priorizar as tarefas e inclusive saber dizer não a tarefas que chegam fora dessa ordem de prioridades.
Agora vou detalhar se você está em qual lado: você é uma pessoa ocupada ou uma pessoa produtiva?
Quem é produtivo possui as seguintes atitudes:
- Sabe exatamente quais são suas prioridades
- Diz muitos “nãos” e pensa antes de responder
- Organiza seu tempo de forma disciplinada
- Planeja o que fazer com o tempo e suas tarefas
- Estabelece prazos
- É grato (a) por todos os aprendizados e oportunidades que surgem
- Aprende coisas novas e coloca em prática
- Tem foco e acabativa
Você está nesse quadrante? Que ótimo. Sempre é bom aperfeiçoar.
Quem é ocupado, por sua vez, apresenta as seguintes características:
- Possui diversas metas, é uma pessoa multitarefas
- Diz “sim” para tudo
- Realiza tarefas de forma dispersa
- Faz as coisas no tempo que tem
- Procrastina
- É frustrado (a) e sente que perde oportunidades por falta de tempo
- Acumula informações e não sabe o que fazer com elas
Você se identificou em algum item ou em mais situações? O Executive Coaching trata justamente desses GAPs. A ferramenta SOAR, aplicada pela Florida Christian University, também ajuda o profissional a encontrar seus pontos fortes e pontos a desenvolver.
E sabe quais as desvantagens de ter essas atitudes? Você perde oportunidades de crescimento, especialmente em gestão. Além disso, uma pessoa com pouca produtividade acaba deixando passar muitos dos seus sonhos por dificuldade em cumprir metas e prazos. Logo, não só sua vida profissional fica prejudicada, mas também a pessoal.
Quem é improdutivo precisa justamente identificar a raiz dessa baixa produtividade, reconhecer que alta performance traz ganhos e, claro, havendo ganhos de um lado é preciso deixar atitudes e padrões que o acompanham talvez a vida toda.