Empresa De Sucesso

3 fatores para o sucesso das empresas

Analisando as pesquisas atuais sobre o número de empresas que abriram e fecharam só neste ano durante a pandemia, percebermos que é uma verdadeira balança de sobe e desce.

Temos que olhar sim, para a fatia de empresas que são administradas por empresários que vivem seus negócios há décadas, que muitas vezes herdaram de familiares, que desenvolveram sucessores e que a preparação é uma constante nos negócios e dos sócios.

Por outro lado, percebemos empresas que são abertas por profissionais, que possuem algumas habilidades e competências relacionadas à profissão que exerciam nas empresas. Porém, isso não dá plena qualificação para atuar em negócio próprio, já que, você precisará de um leque de competências para gerir um negócio, ou até mesmo, você vai terceirizar, mas precisa saber/conhecer sobre isso.

O Ministério da Economia informou que 2,152 milhões de empresas foram abertas nos oito primeiros meses deste ano, o que representa um crescimento de 0,5% em relação ao mesmo período do ano passado (2,14 milhões).

O fechamento de empresas recuou neste ano. De janeiro a agosto de 2020, 682.750 empresas foram fechadas, contra 799.025 em igual período do ano passado. Uma queda de 14,5%.

Os números foram apresentados pelo Ministério da Economia, por meio do boletim “Mapa de Empresas”, relativo ao segundo quadrimestre de 2020.

De acordo com o Ministério da Economia, 19,289 milhões de empresas estavam ativas no Brasil no final do mês de agosto, das quais 10,689 milhões, ou seja, 55% do total, eram microempreendedores individuais (MEIs).

E na LIVE que fiz, apresentei várias pesquisas do Sebrae que quase 500 mil novas empresas foram abertas, durante a pandemia. A grande razão é que os empregos com carteira assinada foram reduzidos, e com isso, o empreendedorismo vem crescendo e as empresas.
Por isso, em resumo falo aqui de 3 fatores que são fundamentais para que o sucesso das empresas, independente de tamanho, produto e tipo de negócio.

1- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Todo negócio começa com um despertar de uma pessoa que SONHA, que identifica demandas de mercado e necessidades pessoais de ir em busca de um negócio. Ter a visão de onde tudo começa ( business plan, fontes de recursos, clientes, tecnologias, ferramentas, pessoas, vendas e entregas, são alguns dos fatores que farão a diferença do seu negócio). Todo seu negócio primeiro precisa esta escrito, planejada e todos cenários descritos, assim você terá certeza de que todos os elementos foram contemplados e que a implementação de tudo isso acontecerá, conforme seu plano.

O business plan deve ser dinâmico, principalmente se você é iniciante no seu negócio, porque mesmo que as pesquisas que você fez tenham um respaldo, é importante você ir analisando o comportamento do mercado/clientes e fazendo os ajustes.

Vinculado planejamento estratégico, a razão de existir de uma empresa é propósito, missão, visão e valores devem fazer parte do planejamento e assim nada ninguém poderá afetar andamento do negócio.

Fases do planejamento estratégico

Depois de ter em mente o atual cenário da empresa e saber qual o objetivo do planejamento estratégico, chega a hora de colocá-lo em prática. Em geral, são quatro as principais fases pelas quais você e a sua equipe devem se guiar:

  • Análise ou avaliação;
  • Formulação de estratégia;
  • Execução da estratégia;
  • Avaliação, manutenção ou gerenciamento.

Quais objetivos alcançar com o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico pode ser feito assim que a sua empresa for aberta, com a finalidade de dar um norte a ela, ajudando a se posicionar no mercado, mas também pode ser desenvolvido para momentos mais específicos. Entre eles, quando uma nova linha de produtos da sua marca for lançada ou quando a sua empresa estiver em expansão e abrir filiais.

2-  CAPITAL DE GIRO – FLUXO DE CAIXA – GESTÃO FINANCEIRA

Importante, é saber qual é o momento em que sua empresa vive, se tem o domínio da situação acima, e se seu fluxo de caixa tem vida para quanto tempo ainda?.. Por isso, a gestão financeira do seu negócio precisa ser feito de maneira adequada e por profissional da área, para que não se perca dinheiro e tempo, nas tomadas de decisões.

A forma de controle também é primordial, considerando que atualmente temos tantas ferramentas que nos ajudam no processo de gestão. Um deles que recomendo é minhas economias, que inicialmente cumprirá seu papel.

3- VENDAS E MKT

Processo que deve estar muito claro no seu negócio, porque isso corresponde ao sucesso da empresa. Saber quanto você precisa vender e como fazer as entregas, sabendo que no novo mundo de vendas (e-comerce e plataformas estão aí) e fazendo a diferença na entre concorrentes. Por outro lado, sabemos que o número de concorrentes aumentou porque nosso mundo é sem fronteiras hoje. Então, trazer diferenciais e encantar o cliente gerando um vínculo, conhecendo mais sobre as necessidades deles, vão fidelizar mais sua carteira de clientes.

Trabalhar com MKT digital hoje, é um realidade e necessidade, porque o comportamento do consumidor mudou e precisamos estar antenados com tecnologias.

Claro, que ter uma equipe de trabalho qualificada e com potencial é fundamental, bem como seu time de lideranças preparada e engajando suas equipes, para que de sua empresa seja muito mais produtiva e agregue valores às pessoas e ao negócio.

Por isso, o PRINCIPAL RECURSO DO SUCESSO DE SUA EMPRESA é VOCÊ mesmo. Se prepare, aprende sempre, busque ajuda e seja a chave que precisara de mudanças de mindset de crescimento constante.

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