Resenha: LIVRO O PODER DO HÁBITO
O livro O poder do hábito escrito pelo repórter do New York Times Charles Duhigg, que há duas décadas pesquisou como os hábitos funcionam – e, mais importante, como podem ser transformados, elabora um argumento animador:
A chave para mudar o que não funciona em sua vida é entender como os hábitos funcionam.
Transformá-los pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte.
Em um dos diversos exemplos citados pelo autor, um diz respeito a ele próprio. Charles Duhigg explica como conseguiu parar com o hábito de consumir cookies no meio do dia de trabalho ao compreender realmente o que o levava diariamente a uma cafeteria para comê-los.
Chegou à conclusão que as visitas diárias ao estabelecimento ocorriam por necessidade de socialização.
O autor refez o hábito levantando em um horário determinado para conversar com a alguém durante alguns minutos. A prática é um dos segredos para a mudança:
“Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço.”
[Charles Duhigg
Dica de leitura: Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes
O poder do Hábito
Mudar um hábito é um processo muito difícil para a maioria das pessoas, porque exige muita dedicação e disciplina. Quantas promessas de final de ano são feitas e não são cumpridas. E quantos promessas são feitas para ser iniciada na próxima segunda feira…
Temos hábitos cotidianos que passam quase despercebidos, pois são padrões de comportamentos repetidos por anos e anos como: tomar banho, escovar os dentes, se alimentar, etc.
Então, através da repetição deste comportamentos, os hábitos são assimilados criando um processo de aprendizado e internalizando o conceito.
Essas ações inconscientes são repetidas automaticamente com o tempo, porque o cérebro está sempre procurando maneiras de poupar esforços.
Portanto, compreender porque o hábito e realizado e saber qual a sua finalidade, é um grande passo para ser alterado através da repetição de uma outra ação.
Deixa, rotina e recompensa
A partir desta descoberta Duhigg chegou à conclusão sobre o “Loop do Hábito”, que é a forma como um hábito se insere e funciona.
Começa com uma Deixa: estímulo que manda o cérebro entrar em modo automático, e indica qual hábito deve ser usado. Leva a uma Rotina: que é a forma como executamos a deixa
Recompensa: que ajuda o cérebro, a saber, se vale à pena memorizar este loop para o futuro.
O autor nos explica como o Loop funciona através de casos como da Procter & Gamble, neste exemplo, a empresa transformou um aromatizador em um negócio de um bilhão de dólares, somente prestando atenção nos hábitos dos consumidores.
Temos também o exemplo sobre os Alcoólicos Anônimos que mudaram suas vidas atacando hábitos nocivos, e se apegando em hábitos que o ajudam a livrar-se do vício.
Em O Poder do Hábito, aprendemos com o caso da Alcoa que existem hábitos mais poderosos que levam à alteração de outros hábitos. Paul O’Neill, antes de se tornar secretário da Fazenda nos EUA, presidiu a Alcoa e a levou ao sucesso focando em apenas uma questão: segurança do trabalho.
Temos o caso da Starbucks, que transformou um menino violento que largara o Ensino Médio em um alto gerente trabalhando os hábitos que influenciam a força de vontade de seus funcionários.
O inicio da Mudança
O inicio de qualquer mudança, requer muita concentração para que o resultado possa ser alcançado.
Após identificar a Deixa, a rotina e a Recompensa, você pode manter todo o processo e substituir somente a recompensa final.
Funciona praticamente como um processo de coaching. O coache deve identificar quais são as suas prioridades, seus objetivos e com o apoio do coach, serão criadas ações para que o objetivos seja alcançado.
Se a pessoas acredita que deve gastar dinheiro seja no shopping, ou se presentear para ser recompensada porque está trabalhando demais, ela pode estar criando um hábito nocivo para suas finanças pessoais.
Então podemos localizar a Deixa: Trabalho, logo mereço. Identificar a Rotina: gastar dinheiro e a Recompensa: presentes e mimos.
Isso, não quer dizer que ela não mereça, porém, o problema aparece quando chega a fatura do cartão de crédito e a dar na consciência de ter feito a compra sem pensar, o mesmo sentimento de prometer evitar comer alguma guloseima, mas sucumbir na primeira oportunidade.
Neste caso, podemos verificar junto com esta pessoa quais são os seus objetivos, seus sonhos. Continuamos com a Deixa do trabalho e a Rotina de gastar dinheiro, porém, vamos verificar o que realmente agrega valor a sua vida, gastar de forma consciente e inteligente sem arrependimentos futuros.
Os gastos serão realizados através de um planejamento em prol da conquista de sua recompensa sem prejudicar seu orçamento e sua qualidade de vida.
Muitas vezes, essas pessoas gostariam de viajar, comprar um carro, uma casa ou mesmo, trocar de emprego (não vêem a hora de chegar a sexta-feira), mas não conseguem porque estão com o foco na recompensa errada. Então, direcione o foco para a recompensa que realmente vai te fazer feliz.
Hábito Mestre
Dentre os hábitos citado por Duhigg, há os chamados “hábitos mestres”, que são os capazes de desencadear uma série de reações no modo da pessoa organizar sua própria vida.
Um bom exemplo de um hábito mestre é o exercício físico.
“Quando as pessoas começam a se exercitar regularmente, começam a mudar outros comportamentos que não estão relacionados à atividade física. Passam a comer melhor e a levantar da cama mais cedo. Fumam menos e se tornam mais pacientes. (…)
Não está completamente claro porque isso ocorre, mas está provado que exercício é um hábito mestre, que propaga mudanças em todos os aspectos da vida.”
Pude perceber realmente que o exercício regular vem acompanhado de diversos outros comportamentos não relacionados com a atividade física.
Uma melhor alimentação, o hábito de tomar duas vezes por dia suco de uva integral, ler mais, ter mais disposição e criatividade para escrever artigos e resenha para o blog ;-), entre outros benefícios.
Conclusão
O livro O poder do Hábito é uma excelente leitura. Você poderá identificar um costume que deseja alterar e determinar uma rotina alternativa, pois um hábito pode ser substituído.
Para isso, você deve utilizar os seguintes passos.
- Identifique a rotina que você quer mudar
- Experimente recompensas diferentes
- Separe a deixa
- Tenha um plano para alterar a rotina que produza a mesma recompensa
“Transformar um hábito não é necessariamente fácil nem rápido. Nem sempre é simples. Mas é possível. E agora entendemos como.”
[Charles Duhigg
O autor apresenta que não é tão fácil e que não existe mágica para mudar um hábito, mas que existe um método e é possível que você cultive hábitos saudáveis.
Uma leitura complementar: Como Mudar Hábitos Pessoais e Financeiros