Como o Covid gerou mudanças nas pessoas e no mundo, e como podemos tirar lições de vida com estas experiências
O mundo parou com o Covid-19 ! Mas, qual foi e é o propósito dessa doença em 2020 ? Tudo muito novo e desconhecido para a comunidade científica e aos profissionais da saúde, e nós, a população como lidar com todas consequências físicas, mentais e emocionais dessa doença ? A nós que fomos contaminados como viver o isolamento e sentir-se impotentes de sair e fazer aquilo que queremos? Sem liberdade de ir e vir, porque temos que agir com responsabilidade. Aos familiares que convivem conosco, como interagir e também lidar com este cenário novo ? Aos familiares que já perderem seus entes queridos ? viver o luto tão repentino e sem as devidas despedidas ?
Por outro lado, Sistema de saúde chegando ao caos, governantes preocupados em atender a população doente, quanto recurso financeiro empregado no mundo para salvar vidas e combater essa doença.
As estatísticas do Brasil e do mundo só aumentam, e trazem grandes preocupações para todos nós.
Falando com as pessoas que foram contaminadas e, o que eu vivi nesta experiência, relaciono os pontos que fizeram perder o sono e gerar muitas preocupações e frustrações:
- Que SINAIS devemos perceber como seres humanos sobre a natureza, a humanidade, nossa relação com Ser Superior, nossa vida e propósitos que temos a cumprir neste mundo.
- Os MEDOS vivemos antes – durante e após a doença, como: de morrer, de deixar quem amamos, de parar com tudo neste plano… medo de entrar em desespero, de agir sem controle, de falar e fazer coisas erradas, de não ter atendimento e estrutura nos hospitais.
- O ISOLAMENTO gera uma sensação de limite, do proibido e de não ter o livre arbítrio. Ser contaminada ou contaminar os outros ? de viver atenta a tudo e a todos, de “ver” o vírus em tudo e em todos.
- De CANCELAR ou PRORROGAR os planos e projetos relacionados ao trabalho, negócios e a vida. Meu planejamento é este, mas o de Deus não. O que aprender com isso e cada um de nós terá suas conclusões.
- Sermos bombardeados com informações tristes, negativas e de dor/sofrimentos das pessoas. Somos contaminados com tudo isso que vem sendo comunicado e como isso, o nosso EMOCIONAL fica abalado e fragilizado, gerando frustrações.
Esse é o lado real que vivemos sob o olhar da dor e do negativo. Por isso, como Coach compreendo que estas experiências registradas com baixo-médio-forte impacto emocional vão criar as crenças limitantes e que vão afetar nossos resultados.
Com isso, penso que minha contribuição, deve ser no sentido positivo e da ressignificação dessas experiências para que possamos aprendê-las e gerarmos resultados positivos.
- A busca pela FÉ, ESPERANÇA e a Palavra Divina que nos aproxima de um Deus, que fortalece nossos valores cristãos, aumento de orações e experiências com Deus.
- O fortalecimento da SOLIDARIEDADE das pessoas, instituições e empresas, que estavam num patamar muito baixo, e com o Covid foram reconsideradas e fizeram a diferença na vida das pessoas que receberam.
- Daí entramos no movimento da EMPATIA que foi/é se colocar no lugar do outro, se conectar e impactar vidas. Ver a alegria e satisfação das pessoas é ajuda-las a superar esse momento difícil que vivemos.
- Compreender o EMOCIONAL frente às situações que vivemos, como lidar comigo mesma e como lidar com outros, ora gerar segurança ou instabilidade, fazer com que a mente se foque no positivo e na superação.
- Enfrentar as frustrações como otimismo, avaliando os dois lados de todos fatos e experiências, e os PLANOS podem ficar sim para outros momentos da vida, importante sim é preservar a saúde e ter energia para superar o agora, para agir no futuro.
Vivamos o agora com sabedoria e sejamos seremos humanos melhores nesta jornada da vida.
Meu forte abraço Marli