A decisão da mudança e transição de carreira
Quando uma mudança ou transição de carreira é proveniente de uma decisão, significa que muitos caminhos já foram percorridos, muitas análises já foram realizadas e muito planejamento desenvolvido. A difícil e poderosa atitude em tomar a decisão é uma concretização da sua vontade e necessidade, seja por diversas possibilidades de influência, porém muitas são apenas consequências de insatisfações e o desejo de se sentir mais feliz e realizada.
Baseada na minha experiência na área de RH e alinhada com os cases de clientes já atendidos por mim, posso listar os principais motivos que originam as insatisfações e levam muitos profissionais a iniciarem uma transição de carreira, seja no próprio setor de atuação, seja em uma nova área ou em algo totalmente novo. Confira abaixo alguns destes:
- Acomodação pelo longo período executando a mesma atividade;
- Nível alto de stress mental e físico;
- Insatisfação com salários e benefícios;
- Longas horas de jornada;
- Horários extraordinários abusivos;
- Atuando com metas e objetivos inalcançáveis;
- Falta de reconhecimento;
- Dificuldades de relacionamento com equipe e/ou gestores;
- Insatisfação pessoal com baixa qualidade de vida;
- Ausência da família;
- Necessidade de mudança após maternidade;
- Longas viagens e/ou frequentes;
- Infelicidade, sentimento vazio e sem perspectiva.
Independente do motivo, a falta de realização com a própria carreira acarretará uma consequência de pensamentos e atitudes negativas tanto para a vida profissional como pessoal. Mas para uma transição de carreira ser de sucesso, o primeiro passo é ter coragem para sair da sua zona de conforto e ter o direcionamento do que quer, do que deseja mudar, para onde deseja percorrer. Analise minuciosamente sua atual situação, seu perfil e identifique as habilidades para se desenvolver e os pontos fortes para aprimorar, estruture um planejamento com foco na área da nova atuação, como a definição de quais as formações e certificações necessárias; conheça como é o seu funcionamento: autoconhecimento é a melhor e mais poderosa ferramenta para acelerar o percurso até o seu objetivo, com isso você reconhecerá seus principais fatores de motivação. Reforce seu networking, além dos contatos da profissão/função atual, crie e aumente uma rede de contatos capacitada para lhe auxiliar na nova carreira. Para acrescentar lhe dou duas dicas importantíssimas para esse processo: procure ajuda de uma profissional de respeito e confiança, que será sua Coach e/ou sua Mentora para lhe suportar durante todo o processo e conheça experiências reais de sucesso e de insucessos para que sua bagagem seja composta de necessidades, desafios e conquistas reais.
A Decisão é a palavra-chave para a sua mudança de carreira, e saiba como eu posso te ajudar. Entre em contato com Marli Paink para conhecer mais detalhes sobre o processo de Outplacement: um processo baseado em networking e experiência para alinhar e conectar profissionais e empresas;
Dicas Extras:
Acesse nosso Blog e confira:
- Artigo: “Você está FELIZ na sua vida profissional?”;
- Assista a Live de: 18/03/2021 com Mauren Buest que realizou uma transição de carreira;
- Acesso nosso conteúdo de: Dica de Livros para tomar atitudes e promover transformação.
Por Marli Paink Coaching.