Como estão seus relacionamentos?
Você já dedicou um tempinho para refletir quais as muitas lições que tivemos em 2020? E quando falamos em relacionamentos quais as lições aprendidas que você usará como base para construir, reconstruir, fazer ou desfazer os relacionamentos que você vem sustentando? A permanência nestes e com estes relacionamentos são obras do “acaso” em sua vida, ou você se prepara, se dedica, estuda, compreende e trabalha com planejamento e ações para melhorar e até resgatar em alguns casos.
Ao realizar uma pesquisa rápida sobre a definição de “Relacionamento” nos deparamos com o seguinte resultado: “Ato de relacionar, de estabelecer uma ligação, uma conexão com algo ou alguém”. Com base nessa definição, se eu te perguntasse como você tem agido em seus relacionamentos e com as pessoas que ama, você saberia listar quais as ações que vem praticando ou que precise se dedicar mais para manter relacionamentos mais duradouros e verdadeiros, e assim garantir esta conexão entre vocês. Ao realizar uma análise sobre seus relacionamentos Familiares, Conjugais e Profissionais, é perceptível para você onde se sente melhor, onde se sente mais engajado, onde se sente mais respeitado, onde se dedica mais, onde é mais intenso? E até mesmo se a sua percepção e observação está diretamente ligada com a forma como o outro (no relacionamento) é capaz de receber e perceber seus atos e demonstrações afetivas.
De acordo com Gary Chapman (pastor batista, conselheiro matrimonial e escritor) existem 5 linguagens básicas de amor (afeto) que demonstram a compreensão e a expressão entre as pessoas. Em seu livro “As 5 Linguagens do Amor”, este descreve que o grande problema nos relacionamentos é que as pessoas negligenciam a comunicação, ou seja, não há uma compreensão mútua da forma com que seus parceiros recebem e interpretam a sua própria linguagem. Levando em consideração que todos nascemos com uma linguagem primária e que temos também uma necessidade emocional de amor que nasce conosco e nos acompanha por toda a vida, precisamos aprender a identificar e a reconhecer qual é a forma com que interpretamos o dar e receber do amor. Já sabemos que todas as pessoas possuem sua individualidade e sua particularidade, porém se observarmos as que estão ao nosso redor e em nossos relacionamentos, criaremos novas possibilidades e oportunidades de agir e se expressar através de uma comunicação muito mais assertiva, ampliando a compreensão e consequentemente o entrosamento e a união entre estes.
Ainda não conhece a sua linguagem? Então, acesse a ferramenta para identificar quais são as suas 5 Linguagens do Amor e faça o download para praticar também com seus parceiros.
Mas antes de você começar a espalhar amor pelo mundo, há algo que deve ser observado e cuidado com muita atenção e carinho, que é a relação de você com você mesmo. Acredito ser importante te lembrar que conseguiremos fazer bem aos outros quando estamos bem com nós mesmos. E como você tem cuidado das suas necessidades emocionais? Como está sua autoestima? Você compreende todos os seus anseios? E quanto você tem dedicado de amor próprio? Sabia que o processo de Life Coaching é um ótimo investimento no seu autoconhecimento e autodesenvolvimento? É um processo de profunda reflexão sobre sua vida e que lhe permite reconhecer que o único dono das suas escolhas é você mesmo.
Ficou interessado e gostaria de compreender mais sobre o processo de Life Coaching, clique aqui e informe seus dados para que Marli Paink Coaching entre em contato para definirmos a Transformação da sua Vida.
Por Marli Paink Coaching.