Confira 4 razões que impedem um negócio de dar certo
Nesses dez anos em que atuo como coach, eu me deparei com muitos empreendedores que chegavam aqui com muitas questões a resolver sobre o negócio. Eram questões comportamentais e que se mesclavam às de gestão.
Na área de gestão, a falta de muitos subsídios que fazem as empresas serem bem-sucedidas. Já na área comportamental, o principal desafio é mesmo o de conhecer seu perfil comportamental e verificar quais são os estilos de comunicação e liderança.
Listo aqui as 4 razões que considero cruciais para que um negócio dê certo.
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Falta de planejamento
Talvez uma das principais questões quando se trata do sucesso empresarial seja o planejamento ou a falta dele.
Empresa que não se planeja está fadada a se perder pelo caminho. Enquanto muitas culturas da gestão startup defendam fazer e testar, eu acredito na importância de antever cenários, realizar plano de negócios, analisar o mercado por meio da matriz SWOT, implementar missão, visão e valores.
Uma forma de descobrir a ideologia (valores centrais+objetivos) de sua empresa é fazer a seguinte pergunta: “Por que nós simplesmente não fechamos esta organização, pegamos o dinheiro e vendemos todos os bens?”. Tente obter uma resposta que seja válida hoje e por vários anos” – Jim Collins
É preciso saber onde você quer chegar a longo prazo e essas ferramentas conseguem nortear o empresário com essa visão macro de onde estará a empresa no futuro. É a visão de futuro que constrói as metas menores, pormenorizadas, para alcançar o objetivo final.
Assista o vídeo sobre os níveis de planejamento que uma empresa demanda e como é possível performar melhor sabendo seus GAPs.
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Desconhecer o perfil comportamental complementar dos sócios
Nenhuma empresa nasce grande. Em geral, as empresas são formadas por uma pessoa ou pelo casal que teve o ímpeto de empreender ou ainda dois ou mais sócios.
Porém, nem sempre existe o cuidado de verificar se os perfis comportamentais combinam. É possível que os dois sócios sejam extrovertidos. O que há de mal nisso?
O perfil extrovertido é aquela pessoa voltada a pessoas, mas tem dificuldade em lidar com processos.
O ideal é equilibrar os perfis para que, juntos, possam formar um time imbatível. Isso só acontece conhecendo o perfil comportamental de cada um. No caso de dois extrovertidos que são sócios e descobrem isso posteriormente, problema nenhum.
A solução é desenvolver habilidades exigidas para gestão, processos e resultados. A ferramenta SOAR, exclusiva da Florida Christian University e da qual sou licenciada, traça um verdadeiro mapeamento das competências consolidadas e daquelas a desenvolver.
O empresário identificando que há necessidade de desenvolver aquelas determinadas competências para o negócio, a solução Business Coaching vai ajudar o empresário nessa jornada. Gravei um vídeo sobre o SOAR e como ele pode te ajudar nesse caminho.
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Falta de conhecimentos em gestão
Nem sempre o empreendedor possui as competências de gestão que se exige para vencer. Aquele empresário visionário, que está anos-luz à frente, pode ser o que vai trazer inovação, ideias, novos projetos.
Simon Sinek, no livro Propósito, enumera o círculo de ouro onde há pessoas do tipo “porque”, outras do tipo “como” e aquelas do tipo “o que”.
Pessoas do tipo porque são os visionários. Eles não seriam ninguém sem pessoas do tipo “como”, que transformam aquela visão em processos a serem operacionalizados.
E, por consequência, não seriam nada sem profissionais do tipo “o que”, as que são mais operacionais, que recebem a tarefa e a executam. Você é que tipo de empreendedor?
Walt Disney era o tipo de empreendedor do “porque”, que construiu o Império Disney graças a seu irmão, Roy. Certa vez, Walt Disney disse a uma plateia em Los Angeles em 1957: “Se não fosse meu irmão mais velho, eu teria ido para a cadeia várias vezes por causa de cheques devolvidos”.
Enquanto Walt Disney sonhava e desenhava, Roy ficava na sombra, formando um império. Financista e homem de negócios brilhante, Roy ajudou a tornar realidade os sonhos de Walt. Foi ele quem fundou a Buena Vista Distribution Company e os negócios de merchandising. Você é do tipo “porque”, “como” ou “o que”?
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Negócios sem propósito
Um negócio só vai prosperar se o empreendedor tiver um propósito. Essa é uma condição real para que dê certo. No livro “Porque”, de Simon Sinek, ele cita o caso da Apple, que tinha uma clara declaração de propósito. Era “Nós desafiamos o status quo”.
E tudo girava em torno desse propósito, dos produtos (que obviamente romperam uma nova era para o que hoje entendemos com smartphone) até a contratação de funcionários.
Eu atendi um empresário cuja missão era comprar empresas falidas, levantá-las e vendê-las por um preço superior, fazendo seu lucro. Era assim.
Porém, no processo de Business Coaching, ele foi notando que não acontecia mais a lucratividade esperada e os negócios estavam descendo morro abaixo. Não havia propósito.
Quando ele enxergou isso, seu mindset mudou totalmente. Ele conseguiu notar que era vazia a forma de ele empreender. Não estava gerando valor, nem para ele e nem para a sociedade.
E você: sua empresa foi construída sob a rocha, com propósito, ou sob a areia, só pensando no lucro imediato e no capitalismo exploratório?
A lucratividade é uma condição indispensável para a sobrevivência, e um meio importante para atingir objetivos, mas não deve ser o objetivo em si. – Jim Collins
Logo, empresas que duram têm muito mais para oferecer do que só seu produto ou serviço. As pessoas não compram de você produtos ou serviços. Elas compram uma causa.