Que competências o setor automotivo demanda e quanto você está disposto a pagar para viver essa experiência profissional?
O mundo corporativo tem sua dinâmica e formas de operar. Mas, nesse cenário, o setor automotivo tem uma maneira ímpar e que se difere totalmente de outras atividades econômicas. Vivi profundamente nesse setor por 14 anos e posso afirmar que a dinâmica do ramo automotivo é muito agressiva e seu timing é único.
Pois vejamos: a cadeia produtiva causa impacto em outras áreas subjacentes, uma vez que o custo de um erro pode afetar uma montadora e o cliente. Por esse motivo, tudo tem que funcionar com a observância de muitos processos. Paralelamente, a área que coordena todo sistema de qualidade deve garantir as certificações. Caso contrário, a empresa não fornece para as outras.
Automotivas acompanham processo de perto
Os projetos também são agora mais desafiadores. O que anteriormente era demandado pelo cliente e a indústria de autopeças executava com rigor, atualmente o cliente não só solicita como vem acompanhar a qualidade. Se a empresa fabricante de autopeças não cumprir toda a especificação do cliente, a detentora do projeto pode arranhar sua imagem perante o mercado e o cliente final porque o intermediário não fez sua parte. E não há margem de risco para perder território já conquistado por uma falha como essa.
Competência comportamentais e relacionais
Trabalhar em um ambiente como esse requer competências específicas e mais do que isso: quanto você está disposto a pagar para viver essa experiência profissional? Além dos conhecimentos técnicos básicos para qualquer atividade profissional, quais competências comportamentais e relacionais você precisa reunir para atuar no ramo automotivo diante de todas essas características?
Eu identifico algumas como sendo essenciais, que são: alto nível de resiliência para sofrer pressão, reagir com inteligência emocional e fazer acontecer, e ter características de um líder coach, aquele que desenvolve pessoas e as aglutina em torno do valor da empresa e dos propósitos. Se o gestor tiver outro perfil, a indústria pode sofrer turno over elevado, entregando profissionais ao mercado e não para a empresa, além de queda de produtividade e desmotivação.
Seja camaleão: capacidade de adaptação e mobilidade
Além disso, como competências comportamentais, o profissional do setor automotivo precisa ter capacidade de adaptação e mobilidade, porque novas exigências, ferramentas e políticas são implementadas a todo momento e isso requer se tornar um verdadeiro camaleão, ou seja, estar pronto a se adaptar conforme as mudanças. Por exemplo: quando um time de gestão é alterado, com novos profissionais na direção, é comum que seja introduzida uma nova visão e maneira de atuar. Isso demanda mudanças e adaptação de todos da equipe.
Seu potencial é muito maior do que você conhece e acredita
Mesmo inserido nesse contexto, como você está se desenvolvendo profissionalmente? Analise como estão o seu idioma, suas competências técnicas e comportamentais e, acima de tudo, como anda o equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional. Quantas horas você está comprometido com a empresa deixando de lado as outras áreas da sua vida e, principalmente, sua família?
Você sabe dizer qual será o seu próximo passo? Está preparado para ele? Sabe qual seu perfil? O que você precisa desenvolver? É nesse momento da vida que você precisa fazer um processo de coaching para identificação das demandas e o desenvolvimento destas para que não fique dez anos na mesma posição. Isso porque seu potencial é muito maior do que você conhece e acredita. Invista em você mesmo em seu propósito do seu ser como um todo. Isso com certeza vai se refletir em todas as suas áreas da vida.