Img103

Por que esse receio de se posicionar?

Quem nunca se sentiu dando voltas para se posicionar diante de outra pessoa? E, geralmente, esse posicionamento acontece em situações de conflito ou de colocar o pingo nos “is”, não é mesmo?!

Recente pesquisa mostrou que é 34 vezes mais eficiente falar pessoalmente do que por meio do e-mail. Mas, se lidar com pessoas olho no olho é mais assertivo, por que vivemos tempos em que as pessoas passam cada vez mais tempo em frente às suas telas? A resposta pode estar na dificuldade do bom enfrentamento e de se posicionar diante do seu interlocutor, de argumentar de forma firme e sustentar seu ponto de vista.

Como ninguém nasceu sabendo ou veio com manual de instrução para a vida, costumo verificar, em minhas sessões de coaching, que muitas pessoas sofrem com essa dificuldade. E, não conseguindo expor suas ideias, acabam literalmente as engolindo. Consequentemente, em muitos casos notamos pessoas com a voz sussurrada, sem firmeza, dores de garganta. Isso porque, literalmente, estão engolindo sapo quando não precisariam.

A fonte dessa dificuldade pode estar na nossa criação, quando por inúmeras vezes fomos tosados a não omitir opinião, a ficar quieto, a falar mais baixo e por aí vai. Mas essa não é a via que o coaching se vale, porque investigar o passado cabe aos psicólogos. Nós, como coaches, buscamos a ressignificação dessas experiências potencializando nossos pontos fortes em que por vezes soubemos impor nossas opiniões, mas não demos muita importância ao fato porque geralmente nossa mente está focada no lado negativo.

O que você ganha ao se posicionar

E isso faz toda a diferença na nossa vida pessoal e profissional. Primeiro, porque estamos sempre lidando com situações difíceis e se posicionar torna as relações mais transparentes. Segundo porque isso nos poupa muitas doenças psicossomáticas que se originam de algo não bem encerrado, como numa conversa com seu chefe em que você não conseguiu argumentar da forma como você queria e sai do trabalho carregando esse peso. Terceiro porque somos seres em evolução e esse é um treino do qual você não pode escapar (embora tente inúmeras vezes). Sempre com respeito ao outro, é possível argumentar e mostrar seus pontos de vista. Afinal, vivemos numa sociedade democrática e, além disso, somos seres únicos e com valores diversificados entre nós. Por isso, deveria ser comum e natural praticar o posicionamento de ideias.

Logo, aí vão algumas dicas para você começar a imprimir um novo padrão mental de empoderamento, de ser capaz de se posicionar e fazer valer suas opiniões. Isso vai lhe fazer bem em todas as áreas da sua vida:

  1. Liste as situações em que você se viu conseguindo se posicionar diante de uma pessoa, chefe ou parente.
  2. Mantenha essa imagem vitoriosa congelada como um apoio sempre que você se considerar incapaz de se posicionar.
  3. Treine 1 vez ao dia se posicionar diante de algum assunto ou situação. Isso vai tornar cada vez mais natural tomar atitudes assertivas e empoderadas.
  4. Olhe-se no espelho e diga a você mesmo frases de empoderamento do tipo “Eu sei me posicionar adequadamente, eu sou capaz de me posicionar”. Adote essas frases por pelo menos 21 dias para que o cérebro consiga absorver esse novo padrão.
  5. Se você nota sua voz trêmula ou insegura ao falar, uma boa dica é realizar sessões de fonoaudiologia para também ter esse aporte vocal e que faz toda a diferença.
  6. Postura também deve ser um ponto de atenção para que você consiga sustentar seu ponto de vista. Cuide disso.
  7. Escreva um roteiro com os itens que você quer abordar, adotando técnicas que sejam eficazes para que o outro comece também a refletir sobre suas próprias ações.
  8. Por fim, anote seus progressos e comemore cada um deles. Você não é a mesma pessoa que ontem e amanhã certamente não será a mesma pessoa de hoje. Posicionar-se é um exercício diário e benéfico para sua evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
1
Olá!!! Precisando de ajuda? Envie sua mensagem!