O que te impede de falar em público?
Vamos entender melhor esta dificuldade que muitas pessoas têm e precisam desenvolver para o exercício de suas funções. Se você pensar um pouco, vai perceber que num pequeno grupo você interage bem, é extrovertido e se comunica muito bem. Mas, em se tratando de plateia, aí passa a ser introvertido. Como identificar o que te impede?
É através de perguntas que você vai se conhecer melhor:
- Desde quando tenho esta dificuldade? Que nota você daria de 1 a 10 para esta dificuldade?
- O que de fato gerou este bloqueio?
- Isto aconteceu em que fase de sua vida? No ambiente escolar, familiar ou religioso?
- Quem contribuiu para gerar esta dificuldade?
Pois bem. Estamos fazendo a investigação de crenças limitantes que estão no seu modelo mental impactadas por forte emoção que propiciaram o registro na sua mente e se refletiram no seu comportamento. Muitos profissionais buscam cursos de oratória para aprender as dicas de comunicação (como interagir com plateia, como usar as mãos, a entonação da voz, o olhar, a sua movimentação, o uso de recursos visuais, etc), ou seja, recursos externos para gerar esta comunicação efetiva.
No entanto, para falar em público, o processo de coaching ajuda você a identificar e tratar destas crenças limitantes, fazendo seu autoconhecimento (medos, inseguranças, o que os outros estão pensando e vão falar, desvio do foco, timidez, introversão, etc), percebendo o que você pensa, sente, que comportamentos gera e que resultados tem ao se comunicar. Também conhecerá técnicas da comunicação não verbal que podem fazer toda diferença no desenvolvido desta importante habilidade.
O que é necessário é dar o primeiro passo, sentir essa necessidade e buscar a ajuda por meio de um processo de coaching. Estou aqui para auxiliar nesse processo e fazer você brilhar na sua carreira.