Eliminar o medo: tudo começa com você e suas crenças
Medo da solidão, da velhice, da escassez, de doenças, de escuro, de viajar de avião… Poderia aqui listar vários tipos de medo que nos acomete desde que somos crianças e o “homem do saco preto” estava à espreita.
O fato é que o medo nos limita e, em muitos casos, nos paralisa para a ação. Ficamos estagnados naquele padrão mental e, como tudo no universo, criamos o mundo a partir do nosso interior. Se viajar de avião, por exemplo, representa um perigo para nós, então nossa mente começa, a partir de sensações do corpo, a transmitir essa informação. Nossas mãos suam, o coração bate mais forte, podem haver tremores pelo corpo.
No livro “Crenças: caminhos para a saúde e o bem-estar”, Robert Dilts narra a situação justamente de um cliente que tinha pânico de viajar de avião. Para este cliente, ele realizou uma âncora cinestésica (âncora é o processo de estímulo-resposta no qual algum estímulo externo é associado a um estado interno). Com isso, o cliente foi levado a reviver a sensação do medo no avião e o remeteram a uma “viagem” no tempo em que teve a mesma sensação. O cliente então relembrou uma situação da infância: não se sabe como, brincando num terreno, viram uma geladeira com a porta aberta e um dos meninos, que não era ele, entrou e não conseguiu sair.
Quando o pai do paciente chegou, disse a ele categoricamente: “Nunca entre em um local de onde não possa sair”. Quando adulto, esse homem passou a sentir pânico cada vez que se via “preso” dentro de um avião. Com o método da reimpressão e mais trabalhos, o paciente toma hoje um avião três ou quatro vezes por mês e sente-se à vontade que geralmente dorme no avião.
E você pode, também, progressivamente, enfrentar o medo sem pressa, atuando no seu tempo e ritmo. Anote algumas orientações:
- Crie uma estratégia para interagir gradualmente com aquilo que gera medo
- Observe como as pessoas que não têm medo lidam com a mesma situação e aprenda com elas
- Relaxamento corporal e mental diminuem a ansiedade, por meio de respiração consciente, do ar entrando e do ar saindo pelas narinas
- As sessões de coaching são excelentes formas de tomar consciência e ressignificar o medo
E você: qual seu medo? Seja qual for, a resposta para superá-lo está dentro de você. Basta coragem para acessar essa tomada e desligá-la. Aja sobre isso e viva mais feliz.