Como você escolhe seu COACH ? Use critérios que farão a diferença na sua jornada.
Assim como você, eu também tenho ouvido que o número de Coachs aumentou muito e agora todo mundo é Coach. De fato, para você atuar como Coach é necessário ter uma excelente formação (s). Porém, esse é o ponto crucial.
CRITÉRIOS para uma boa ESCOLHA:
1- FORMAÇÕES: Onde a Coach fez as formações? qual a carga horária teórica e prática destas? quantos horas de atendimento essa Coach possui ? qual o nível dos profissionais já atendidos? que demandas e focos de atuação esse coach atuou ? Tudo isso precisa ser analisado.
2- EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Avalie qual foi a profissão e carreira desse profissional, antes dele ser COACH. Que empresas e demandas já teve? Teve uma história profissional de sucesso ? Quem foi e é esse Coach agora.
3- METODOLOGIA e FOCO DE ATUAÇÃO: Importante é conhecer a metodologia utilizada, o formato dos encontros, ferramentas e como o processo é personalizado e construído a partir de suas demandas. Cuidado ! Atendi uma profissional que me procurou porque não estava tendo resultados no seu processo de coaching e me disse: “O coaching que faço é ficar deitada num divã olhando para um pêndulo por 20 min sem piscar os olhos, e os próximos 20min posso piscar, e não falo com a profissional”. Isso é um verdadeiro absurdo, profissionais usando qualquer coisa, menos uma metodologia séria de coaching. E outros prometendo até curar doenças.
4- CONHEÇA SEU COACH: Acompanhe as mídias/conteúdos, site-blog, fale com pessoas que já fizeram processo de coaching, pesquise e busque indicações. Pois é sua VIDA que precisa estar com uma profissional experiente, formada em excelentes instituições e com know how para sua demanda. Faça um approach e avalie os pontos acima.