Colaboradores e fusões: como lidar com o choque de diferentes culturas organizacionais
As multinacionais, quando buscam profissionais qualificados no mercado de trabalho, valorizam quando estes já possuem experiências em outras culturas, e que já possuam competências profissionais, como: mobilidade, capacidade de adaptação a mudanças, bem como aqueles que possuem inteligência emocional para criar novos vínculos, relacionar seu momento de vida pessoal e valores com os da nova organização, flexibilidade para transitar nas novas competências desta nova cultura.
Na minha experiência como gestora de Recursos Humanos vivenciei processos de incorporação, aquisição e fusão de multinacionais no ramo automotivo, e isso me fez perceber como as posições estratégicas da empresa precisam cuidar do processo como um todo: junto aos novos fornecedores, aos acionistas, aos gestores e principalmente aos colaboradores que estão no processo produtivo. E presenciei a diferença que a inteligência emocional e a presença de uma equipe de transição adequada ajudam a preservar a qualidade, motivação e segurança num momento de mudanças radicais.
Você se identifica com este momento profissional ou conhece alguém que está vivendo essa fase na vida profissional? Talvez esteja visualizando um cenário corporativo sem todos cuidados adequados que essa etapa exige e esteja vivendo inseguranças, medos ou as escolhas da sua vida profissional Por isso, nesse momento a ajuda de uma coach que já vivenciou isso na prática possa contribuir para você ultrapassar essa etapa com mais equilíbrio e novas escolhas.
Agora é hora de decidir por um Executive Coaching e poder fazer escolhas apropriadas com seus potenciais e através do SOAR – ferramenta de Desenvolvimento Humano você possa ir muito além na sua performance e autorrealização profissional, vivendo uma vida equilibrada pessoal e profissionalmente.