Busque um trabalho em sintonia com seus valores
Conheço vários coachees em busca de recolocação no mercado de trabalho. Diante da taxa de desemprego brasileira em torno de 12% (são 13 milhões de brasileiros), é comum me deparar com a ansiedade dos coachees em busca de um novo emprego. E, nessa ânsia, os profissionais muitas vezes deixam de lado os seus valores.
Mas o que é um valor? Nós, como seres humanos, adquirimos durante toda nossa vida crenças e valores que nos são importantes. E estes se manifestam, mesmo que de forma inconsciente, na nossa forma de interagir com o mundo, na maneira de nos expressar e relacionar.
Por isso, se você cativa como valor o respeito ao outro, dificilmente você se sairá bem numa organização agressiva, cujas metas estão acima das pessoas. Se você preza pela saúde e bem-estar como princípio, não se candidate a uma vaga numa indústria tabagista, por exemplo. No começo você poderá até se convencer de que isso não afetará seu desempenho, mas com o passar do tempo os seus princípios falarão mais alto.
Não é possível separar quem você é na sua essência do trabalho que você realiza. E, se você for contra seus valores, isso traz como consequência a insatisfação. E, com o passar dos anos, você vai notar que ficará cada vez mais difícil sair da cama. Vai, mas vai se arrastando, se corroendo com o tempo. E, ocasionalmente, sofrendo de depressão e outras doenças psicossomáticas.
Nenhum CNPJ vale a sua saúde e sua integridade. Logo, nas minhas sessões de coaching, busco trazer à tona os valores dos meus coachees, investigando a fundo o que os deixa felizes e realizados. Isso vai levá-los a colocar foco na busca por um novo emprego que esteja em sintonia com seus valores. Isso vale para os candidatos mas também para as organizações, que devem buscar um profissional em harmonia com seus valores. Pense nisso.