20 atitudes para fazer da Quaresma um período de transformação
Quaresma é um período de 40 dias em que nos aproximamos de Deus e buscamos refletir sobre nossas atitudes como ser humano para sempre evoluir. A Quaresma nos oferece, então, esse “tempo favorável” para se deixar o pecado e voltar para Deus. E para isto fazemos penitência. O seu objetivo não é nos fazer sofrer ou privar de algo que nos agrada, mas ser um meio de purificação de nossa alma. Sabemos o que devemos fazer e como viver para agradar a Deus, mas somos fracos; a penitência é feitar para nos dar forças espirituais na luta contra o pecado.
As penitências específicas que escolhemos não são o nosso foco primordial – no final sempre se trata do nosso encontro pessoal com a paixão e a misericórdia do Senhor Jesus. Mas o esforço para mudar certos hábitos e atitudes em nossas vidas pode ser o nosso humilde presente, como os dois peixes e os cinco pães, para oferecer ao Senhor. Não é muito, mas o Senhor é excelente ao se tratar de multiplicação.
Desta maneira, compilamos esta boa lista de possíveis coisas que você pode pôr em prática nesta Quaresma.
1. Cada vez que usar as redes sociais, reze uma Ave Maria
É vencer ou vencer. Ao final da Quaresma (a menos que tenha abandonado as redes sociais), você terá rezado vários rosários. Além de ficar em contato com seus amigos, você também estará mais próximo da Virgem Maria e na companhia de Deus. Por que não oferecer uma Ave-Maria a todas as pessoas que você encontrar no Instagram, Facebook ou Whatsapp?
2. Cada vez que ficar incomodado com uma pessoa ou situação, ofereça isso a Deus rezando um Pai Nosso
Se é fácil você ficar irritado, também é fácil rezar uma Ave Maria ou Pai Nosso. Reze uma vez, apenas uma vez, e você verá como pode aliviar um pouco da sua tensão, além de ajudar aquela pessoa que precisa de suas orações
3. Não olhe para o seu celular enquanto estiver comendo ou conversando com alguém
Você se lembra de como é olhar alguém nos olhos? Passar o tempo com uma pessoa não significa somente ocupar o mesmo espaço. Significa estar interessado na vida dela, em quem ela é, nas suas alegrias e tristezas.
4. Participe diariamente da Missa
A Missa dominical é maravilhosa, e também uma obrigação, mas a Missa diária tem algo a mais. Aprecie os bancos vazios e o silêncio sagrado. É como se Cristo estivesse ali somente para você.
5. Não seja rude com ninguém!
A comida chegou tarde. Ele não fez as coisas do jeito que eu gosto. Ela não sabe dirigir direito e o trânsito está terrível! Lembre-se: não é o fim do mundo. Respire, fique em paz, e pergunte: “O que Jesus faria no meu lugar?”
6. Toda noite tente escrever uma lista das coisas pelas quais tem gratidão
Você acordou se sentido grato hoje? Certifique-se de que esteja prestando atenção, e não menospreze o que você tem.
7. Só compre o que for necessário
Por apenas 40 dias, você pode desistir de comprar por diversão. Eu prometo que tudo ficará bem.
8. Perdoe cada pessoa que te feriu
Peça a ajuda de Deus para abandonar a raiva ligada aos ferimentos que os outros te causaram. Às vezes ficamos presos em nossos rancores ou traumas porque temos medo de confrontar a dor de cabeça erguida. Mas, ao final, alimentar o machucado só nos causa mais dor e bloqueia a cura. Se humildemente pedirmos a Deus para que Ele nos ajude a ver as coisas com os olhos Dele, com a Sua graça, pouco a pouco podemos purificar os nossos corações dos antigos ressentimentos.
9. Todo dia aceite um defeito seu e agradeça a Deus por te dar a chance de acreditar na força Dele
Seus defeitos são uma parte importante do seu caminho. Eles te ajudam a descobrir quem é você com Deus, assim como a ser mais compreensivo e paciente com as imperfeições alheias. Perdoe a você mesmo. Deus já fez isso. Ser santo significa buscar a perfeição, mas sempre a perfeição no amor.
10. Seja alegre no trabalho
Nunca se esqueça: a alegria é uma virtude tipicamente cristã. Mesmo quando as coisas ficam difíceis ou chatas no trabalho, um sorriso e uma tarefa feita com carinho podem ser as coisas mais vantajosas do mundo.
11. Quando seus amigos ou família te convidarem para sair, diga “sim”
Saia da sua caixa e dedique um tempo para a família e os amigos. Nós geralmente ficamos muito ocupados com tudo e com todos, EXCETO no que é essencial.
12. Faça alguma coisa que não envolva monitores
Nós gastamos horas e horas em nossos celulares, computadores, tablets, etc. Por que não gastar tempo com nossos amigos e familiares fazendo algo diferente: pintando, escrevendo, jogando, caminhando, contando histórias. Todas essas coisas podem ser muito divertidas!
13. Reze mais! E considere participar de um retiro
Que tal visitar e adorar o Senhor diariamente no Santíssimo Sacramento, no Sacrário ou no Ostensório? Ou tentar rezar o terço no seu caminho para a aula ou trabalho? Talvez você possa ler um livro de espiritualidade, ou meditar alguma passagem do Evangelho da Missa. Há vários caminhos para você crescer na sua vida espiritual e na sua amizade com Deus. Convide seus amigos a caminharem com você! Participe de um retiro Quaresmal sem sair da sua casa! Às vezes é difícil se afastar, mas arranjar tempo para um retiro nesta Quaresma será ótimo para fortalecer seu relacionamento com o Senhor.
14. Visite familiares doentes, idosos, ou isolados
Talvez você não esteja no seu melhor momento com eles, ou talvez eles não sejam as melhores pessoas do mundo. Seja como for, eles sempre necessitam de alguém ao lado deles. Peça a Deus tempo e paciência, e lembre-se que a esmola não é somente algo material ou financeiro. Deus nos convida a dar nosso tempo e nosso amor.
15. Carregue comida extra na sua bolsa ou mochila e dê para alguém que necessite
Pense nisso: você começa os dias com uma bolsa sempre cheia e pesada. Conforme você for caminhando, quanto mais coisas você entregar, mais leve ficará a sua carga. Desse modo, aprendemos que em nosso dia-a-dia devemos pensar não somente em nós mesmos, mas estar com olhos e corações abertos aos outros.
16. Fortaleça o seu casamento
Mesmo que já tenha tentado mil vezes, seu cônjuge vale a pena! Alguns dizem que a caridade começa em casa. Muitas vezes nos perdemos com nossas velhas desculpas: “Não sei bem como começar” ou “Estou esperando minha esposa dar o primeiro passo”. Pare de esperar e comece a dar mais de você mesmo, e com amor!
17. Chegue cedo para todos os seus compromissos ou aulas
Alguns exames de consciência falam sobre como podemos “roubar” tempo das outras pessoas. Talvez você não seja muito respeitoso com o tempo dos outros, ou talvez não considere o seu tempo tão importante assim. Nesta Quaresma tente mudar isso, e reconheça que cada momento é uma oportunidade para viver os planos de Deus.
18. Diga “sim” sempre que alguém te pedir algo emprestado
Se é difícil para você se desapegar de seus bens ou emprestá-los a outros, esta pode ser uma boa oportunidade para crescer em generosidade e desprendimento.
19. Seja um pacificador nas discussões familiares
Falar mais alto ou maltratar o outro não significa que você esteja certo. Experimente ouvir mais e aceitar outros pontos de vista. Buscar a paz é melhor que provar que a sua opinião seja a melhor.
20. Abstenha-se de fazer comentários negativos nas redes sociais
Por que estamos sempre buscando mostrar aos outros onde eles estão errados? Você nunca sentiu o quão estranhamente desconfortável você fica ao fazer isso? Nós nos acostumamos a fazer isso online. Nesta Quaresma, tente “dizer” coisas com paciência e caridade. Mas, lembre-se sempre, a primeira pessoa com quem você mais deve ter paciência é você mesmo.
Fonte: Adaptado e traduzido do original “25 Simple Offerings to Make this Lent a Time of Growing Closer to Christ”, da autora Luisa Restrepo.