Saiba como agem as empresas que nasceram para durar
Não existe receita de bolo para uma empresa que se perpetua no mercado. Porém, nos meus mais de 27 anos na área de Recursos Humanos de grandes multinacionais e mais de 10 anos como coach, eu consigo notar algumas características que separam as empresas vencedoras das que ficaram pelo caminho.
No livro “Feitas para durar”, de Jim Collins, é essencial que o empreendedor acredite nele e tenha coerência na maneira como a empresa vive, respira e se expressa em tudo aquilo que faz.
Para ele, as empresas visionárias têm tanta certeza daquilo que representam e das suas metas que simplesmente não têm espaço para pessoas com má vontade ou incapacidade de se encaixar nos seus padrões rígidos. Ou o colaborador “compra” a essência da empresa ou está fora. Simples assim.
O testemunho de Cristina Junqueira, uma dos fundadores do Nubank, fala sobre isso e como seu jeito de ser atrai um time que pensa de forma ágil e com autonomia, uma das culturas da empresa.
Hoje melhor que ontem, amanhã melhor que hoje
As intenções são boas, mas de nada vale se não for transformada em ações concretas. É isso que torna diferenciada uma empresa feita para durar.
Segundo Jim Collins, uma empresa visionária nunca se pergunta “como estamos nos saindo” ou “como podemos acompanhar a concorrência?”.
Elas se perguntam “como poderemos nos sair melhor amanhã do que nos saímos hoje?”. É um estilo de gerir a empresa baseada em coaching, já que o desempenho excepcional não é uma meta, mas um subproduto de um ciclo interminável de autoestímulo.
Disciplina e trabalho duro
Para uma empresa ser e continuar sendo visionária, é preciso ter muita disciplina, trabalhar duro e ter uma aversão visceral pela zona de conforto.
Pelo contrário. As empresas que duram geram desconforto, eliminam a complacência e estimulam mudanças e melhorias antes que o mundo as exija.
“Contentamento leva à complacência, que por sua vez leva à decadência” – Jim Collins