Medo do sucesso: você sofre disso?
Há muita literatura sobre o medo do fracasso. Mas você sabia que existem profissionais que, por outro lado, têm medo de alcançar o sucesso? Se você sofre disso ou conhece alguém com essa crença limitante, saiba que esse comportamento pode levar o profissional a se autossabotar para continuar em sua condição.
Sabe por que isso acontece? Muitas pessoas sentem que não são merecedoras de atingir um posto avançado, um cargo elevado numa multinacional, ser chamado para uma entrevista para o emprego dos sonhos… Entre os coachees que sofrem desse mal, é uma atitude de boicote inconsciente, mas que traz consequências negativas para a vida pessoal e profissional.
A raiz revisitada desse comportamento pode estar numa situação que hoje pode ser ressignificada, porque possivelmente vivenciou situações em que não se sentiu capaz o suficiente para ser ouvido ou considerado.
Além disso, há outro embate envolvido aí: a autocomiseração, que é o sentimento de compaixão por si mesmo. Infelizmente, para essas pessoas, há ganhos em se sentir fracassadas e não alcançar o sucesso. Entre os ganhos, está a obtenção de atenção e o medo de críticas. Afinal, quem atinge o sucesso fica vulnerável porque pode virar um alvo fácil para críticas.
Então, o que fazer diante disso? Costumo atuar na raiz, trabalhando a autoconfiança, estar preparado para assumir responsabilidades de um cargo elevado, estar seguro suficiente para ficar menos suscetível às críticas, aceitar os erros como um degrau para o sucesso, superar o vitimismo e colocar na balança os prós e contras da autocomiseração e optar pelo caminho da autosuperação. Como eu faço isso? Bem, isso nas minhas sessões eu te conto.