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Competências socioemocionais e de Liderança

O autor Daniel Goleman, também chamado como o pai da Inteligência emocional, tem vários livros sobre o tema e uma autoavaliação com 16 competências sendo: 9 pessoais e 7 sociais, na qual você lê o conceito e se avalia, o quanto esta competência está desenvolvida ou não. Vale a dica. Aqui vemos as 3 competências socioemocionais, que precisamos também conhecer, se autoavaliar e praticá-la se você já a tem desenvolvida ou se precisa trabalhar nessa direção. Imagine-se atuando em todas áreas de sua vida com estas competências e visualize seus resultados. Será que estas não te ajudarão na mediação de conflitos ? na gestão de pessoas, no trabalho em equipe e sob pressão? no relacionamento inter e intra pessoal ? na sua comunicação ? nas negociações e delegação junto ao seu time ? Percebam o quanto estas são uma forte base para suporte das demais competências.

Agora, para que você faça uma Gestão de Pessoas, como verdadeiro LÍDER, exercendo a LIDERANÇA em sua essência, você precisa se autoavaliar quanto as 5 competências que descrevo abaixo:

1- EMPREENDEDORISMO – sua área de atuação, seu time, seu budget e resultados, fazem parte do seu empreender. É como você enxerga todas as coisas (não necessariamente, que você precisa estar no seu negócio próprio).

2- TOMADA DE DECISÃO – é aprender a lidar com decisões de diversos níveis e ambientes que você está fazendo sua atuação. Você pode melhorar suas decisões fazendo: mais buscas de informações, conhecer mais tecnicamente os processos, deixar seus medos de fora, ter mais idéias criativas.

3- PENSAMENTO ESTRATÉGICO – aqui exige que você tenha articulações, seja polido e político, aja com ética e postura exemplar, olhe por primeiro e veja aquilo que os outros ainda não viram. Depois, é planejar e fazer acontecer.

4- NEGOCIAÇÃO – importantíssima competência pois fazemos isso todos os dias, e com isso nossa experiência fica cada vez mais rica, pois isso, você pode ir aumentando seu grau de complexidade para que seus ganhos e impactos sejam extraordinários. BONS ? já faz tempo que não se aceita mais.

5- GESTÃO DE PESSOAS – você precisa formar uma equipe exemplas, que busca mudanças, desafios, conhecimentos para solucionar problemas de formas mais criativas, rápidas e que agregam valores. Você chegará lá quando compreender que a equipe faz toda diferença. Alie-se com quem pensa grande. Evidencie seus diferenciais e demonstre seus resultados.

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