Tumblr M4wzuwiRVM1r5pyjeo1 500 Large

Entenda os SIGNIFICADOS que damos à nossa VIDA

Se olharmos ao conceito do dicionário veremos a definição: Significado é um termo, palavra, frase, texto; acepção. Aquilo que alguma coisa quer dizer; sentido. Relevância que se dá a algo; valor: sua participação teve muito significado. Importância representativa atribuída a um sinal ou símbolo.

Se lermos o sentido do significado sob a ótica dos estudos das ciências e da filosofia teremos que Significado é um conceito epistemológico usado em múltiplas disciplinas, como psicologia, filosofia, linguística, semiótica e sociologia, com sua definição dependendo do campo de estudo pelo qual está sendo usado.

Se falamos de nossas vidas, falamos do nosso modelo mental, tudo o que temos registrado em nossa mente e o valor que atribuímos aos fatos e nossas experiências vividas até aqui. Por exemplo: Numa família de 2 irmãos, na qual o pai foi alcoólatra, ambos viveram no mesmo ambiente, com o mesmo pai e geraram muitas experiências negativas, porém o que muda são os Significados que cada filho deu às experiências vividas com esse pai.

Por isso, vale a pena fazer esse olhar em sua vida, mas principalmente quando você vive um processo de coaching, quando trabalhamos as crenças limitantes e fortalecedoras, fazemos essa identificação desses significados, principalmente das limitações e significados negativos que afetam seus resultados agora, na sua vida adulta, ou no seu casamento, ou na sua vida profissional/negócios.

Em meus vídeos tenho falado sobre tipos de crenças e os níveis que fazemos os registros delas em nossa mente. Porém, aqui, quero focar no significado que damos a elas.

Então, voltando no exemplo acima. O filho A acredita que família é complicada e que família são conflitos, que Pai é fracassado, que ensina vícios e agressividade. Essas crenças são limitantes e moldam seu modelo de mundo. Já, na vida adulta, esse filho repetira esses padrões comportamentais, achando que viver em família é assim. Repete crenças, ou seja, age como seu pai.

Já, o filho B vivendo nesta mesma família, ele dá outros significados a estas experiências familiares e decide aprender com essas experiências, ou seja, fazer exatamente o contrário do que seu pai fez. Isso chamamos de crenças fortalecedoras, através de significados positivos, criando um modelo mental muito diferente de seu irmão. Constitui família sem vícios e com muita amorosidade, respeita tudo e a todos, gera segurança e bem estar a sua família.

Mas, você pode estar se perguntando, COMO assim ? isso é possível ? Como isso pode ser feito, se não tinham maturidade para isso. Pois, exatamente isso, é que chamamos de capacidade de olharmos ao FATO e dar estes SIGINIFICADOS e fazendo a RESSIGINIFACAÇÃO destas crenças, com a vivência no coaching.

O filho B vive uma vida cheia de Gratidão… que atribui um significado como este:

Mas, o filho A, não sabe ser grato e viver exercendo essa gratidão, porque ele olha para seu passado com amargura, ressentimentos, tristezas, etc e diz, como poderia ter uma vida diferente, se eu repeti as barbáries do meu pai/família?

Daí explico outro conceito, as feridas emocionais que geramos, principalmente até nossos 12 anos, quando nossas crenças são formadas. E, 70% das crenças são registradas de 0 a 8 anos, e outros 30% até 12 anos. Na adolescência e vida adulta vamos executando estas crenças e assim, podemos retirar padrões negativos ou dar novos significados através do coaching.

Por isso, decida VIVER MELHOR, compreendendo estes conceitos e vivendo a experiência de um processo de coaching, para eu fazer a diferença em sua vida.

Meu forte abraço – Marli

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
1
Olá!!! Precisando de ajuda? Envie sua mensagem!