Thumb Artigo Mindset Transformacao Digital

Mindset e a Transformação Digital

Se já estávamos iniciando uma vivência na Era Digital, esta tornou-se essencial para a sobrevivência das empresas com os últimos acontecimentos mundiais relacionados à pandemia do Coronavírus (Covid-19). Com isso temos a convicção de que a transformação digital não é mais um assunto para o futuro, estamos sim vivendo no presente todos os impactos como sociedade e como processo de negócios.

Este processo conhecido por transformação digital, introduz o uso de tecnologias para aperfeiçoar o atendimento, ampliar o alcance de público e escalonar suas vendas e seu negócio, através de produtividade e eficiência. Não se trata apenas de uma utilização superficial de redes e mídias socias, é muito mais profundo, é uma alteração de padrão e de estruturação da empresa, a tecnologia passa a exercer um papel estratégico na empresa.

Segundo David L. Rogers, autor do livro, “Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital”: “transformar-se para a era digital exige que o negócio atualize sua mentalidade estratégica, muito mais que sua infraestrutura de TI”. Ou seja, a era digital é marcada pela interatividade, conectividade e uma nova versão de comportamentos da sociedade, o que nos direciona à um estímulo acelerado de mudança de mindset,

O termo mindset significa “modelo mental”, é a forma como o ser humano enxerga e percebe o mundo, cada um possui a sua pois somos pessoas com histórias diferentes e com experiências únicas que refletem diretamente na nossa forma de pensar e em nossos comportamentos. A autora Carol S. Dweck descreve em sua obra “Mindset: a nova psicologia do sucesso.” (2017) a distinção entre pessoas com duas perspectivas diferentes, ou seja, dois tipos de mindset, veja abaixo:

  • Mindset Fixo: Este é definido com a forma de que a pessoa acreditar que suas qualidades são imutáveis; cria a necessidade constante de provar a si mesmo seu valor. Onde cada situação exige uma confirmação de sua inteligência, personalidade ou caráter, ou seja, cada situação passa por uma avaliação (interna).
  • Mindset de Crescimento: Este se baseia na crença de que você é capaz de cultivar suas qualidades básicas por meio de seus próprios esforços, ou seja, cada um de nós é capaz de se modificar e desenvolver por meio do esforço e da experiência. Quem possui este, acredita que o verdadeiro potencial de uma pessoa é desconhecido, que não se pode prever o que alguém é capaz de realizar com anos de paixão, esforço e treinamento.

Percebemos que da mesma forma que este modelo mental é construído, ele pode também ser observado e modificado. Você pode dedicar seu tempo e esforço para desenvolver novas habilidades e aperfeiçoar as existentes. E a busca por essa evolução e desenvolvimento, envolve autoconhecimento e uma efetiva mudança de hábitos e comportamentos.

Baseado nesta definição e conceito, você já se perguntou e já descobriu em qual mindset que você se reconhece? Você é incentivador e incentivado a “pensar fora da caixa”? Você conhece quem são seus sabotadores que impedem esta mudança de comportamento? Você sabia que o processo de Coaching possui as ferramentas adequadas e apropriadas para identificar quais as crenças que te afastam do seu sucesso e como modificá-las?

Ficou interessado e gostaria de compreender mais sobre o processo de Coaching? Acesse nossos vídeos e artigos disponíveis na categoria Coaching e Carreiras e encontre muito mais.

Clique aqui e informe seus dados para que Marli Paink Coaching entre em contato para definirmos a Transformação da sua Vida e da sua Empresa.

 

Por Marli Paink Coaching.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
1
Olá!!! Precisando de ajuda? Envie sua mensagem!