Thumb Fechados

A pandemia para as Empresas & Negócios

A pandemia Covid-19 criou novos cenários em todas as áreas de nossas vidas, mas com certeza uma das mais afetadas foi a direcionada para a Gestão Financeira, diariamente os noticiários apresentam incertezas e informam inconstâncias sobre os próximos dias, o planejamento não é mais tão real quanto ao planejado, e este por sua vez se tornou muito mais complexo de calcular e definir. O vírus trouxe também os graves sintomas apresentados ao rumo econômico do mundo, do nosso país, do nosso estado, do nosso bairro, dos nossos vizinhos e até mesmo dentro de nossas casas. O carro chefe na condução do estilo de vida é diretamente ligado a origem da “entrada de dinheiro” para dentro das nossas casas, não apenas dos empresários que estão sendo atingidos severamente com as dificuldades em conciliar, conduzir e aplicar as diferentes estratégias de enfrentamento à pandemia, sem que maiores prejuízos ou danos sejam acometidos. Mas também aos colaboradores, pois para estes muitas medidas foram também condicionadas, seja redução de jornada com consequência a redução de salários, seja a reestruturação para as novas formas de modelo de trabalho, e principalmente as tantas oportunidades canceladas e as que antes ocupadas agora deixaram de existir, por falta de recursos, por falta de produção, ou seja pelo encerramento das vagas ou das empresas e indústrias, sendo este um dos muitos impactos negativos que a pandemia também nos apresentou.

A última Pesquisa Pulso divulgada pelo IBGE em Julho de 2020, aponta que a pandemia foi responsável por 4 em cada 10 empresas que tiveram suas atividades encerradas até a 1ª quinzena de Junho de 2020. Os dados da pesquisa mostram que 39,4% das empresas encerraram suas atividades em função das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus e suas medidas de estreitamento e controle, segue na tabela abaixo os números por ramo de atividade:

E mais recentemente o IBGE publicou a PIM-PF (Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física), e o resultado divulgado referente a produção industrial do estado do Paraná no mês de Fevereiro de 2021 apresentou queda de 2,5% comparado ao mês de Janeiro de 2021, sendo os setores de alimentos e da indústria automotiva os mais impactados. Apesar de os meses anteriores terem sido positivos, novamente apresenta-se a instabilidade e a incerteza sobre a situação econômica para os próximos meses, o que torna os investimentos reduzidos, a produção em modo desacelerado, e a demanda em queda.

E você, em qual bloco se encontra, sua empresa foi diretamente impactada? Sua estabilidade financeira sofreu alterações? Seu planejamento segue intocável ou já possui adequações? Sua mentalidade de gestão está preparada e focada para as novas dores que a Pandemia vem nos apresentando?

Eu posso te ajudar a atravessar os novos desafios, utilizando as dores como alicerces e impulsionadores para construirmos os blocos das soluções para você, seu negócio e/ou sua carreira. Acesse nosso site e conheça mais sobre os serviços de Mentoria e Business Coaching.

Por Marli Paink Coaching.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
1
Olá!!! Precisando de ajuda? Envie sua mensagem!